29 março 2015

Domingo de Ramos -

"Domingo de Ramos é uma festa móvel cristã celebrada no domingo antes da Páscoa. A festa comemora a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, um evento da vida de Jesus mencionado nos quatro evangelhos canônicos (Marcos 11:1, Mateus 21:1-11, Lucas 19:28-44 e João 12:12-19).

De acordo com eles, Jesus chegou montado em um jumento em Jerusalém e o povo, festivo, lançou seus mantos à sua frente, assim como pequenos ramos de árvores. A multidão cantou parte de um salmo (Salmos 118:25-26) — "Salva-nos agora, te pedimos, ó Deus; Ó Deus, envia-nos agora a prosperidade. Bendito seja aquele que vem em nome de Deus, Da casa de Deus vos abençoamos."

O simbolismo do jumento pode ser uma referência à tradição oriental de que este é um animal da paz, ao contrário do cavalo, que seria um animal de guerra.6 Segundo esta tradição, um rei chegava montado num cavalo quando queria a guerra e num jumento quando procurava a paz. Portanto, a entrada de Jesus em Jerusalém simbolizaria sua entrada como um "príncipe da paz" e não um rei guerreiro"

Um aparte, sabiam que no Estado Islâmico atiram Gays e Burros do cimo de penhascos?!

"Na Igreja Ortodoxa, o Domingo de Ramos é geralmente chamado de "Entrada do Senhor em Jerusalém" e é uma das Doze Grandes Festas do ano litúrgico, além de marcar o início da Semana Santa. O dia anterior é conhecido como Sábado de Lázaro e comemora a ressurreição de Lázaro. Ao contrário do ocidente, o Domingo de Ramos não é considerado como parte da Quaresma, com a chamada Grande Quaresma ortodoxa terminando na sexta anterior. O Sábado de Lázaro, Domingo de Ramos e a Semana Santa são considerados como um período separado de jejuns. No sábado, os fiéis geralmente preparam as folhas de palmeira trançando-as na forma de cruzes antes da procissão no domingo. A decoração das igrejas e as roupas dos sacerdotes são alteradas para uma cor festiva — dourado na tradição grega e verde nas eslavas."

Tenham um Bom Domingo com a música da República Checa

4 comentários:

Lobo disse...

És católico Francisco?

No Limite do Oceano disse...

Lembro-me de ir à missa com a minha avó nesses domingos e levar da igreja um ramo. Domingo de ramos, já não o vivo.

Francisco disse...

Namorado,

Só agora te apercebeste?! :P

Fui Educado segundo a Igreja Católica, mas não nunca tive a pretensão de casar com um homem pela Igreja lolololololol

Não sou do Benfica, mas vou à Catedral comer um bife ;)

lolololololololololol

Francisco disse...

No Limite do Oceano,

Sim, levávamos um Ramo de Oliveira. A Árvore da Paz, de acordo com a História de Noé... Uma Pomba Branca com um ramo de Oliveira ;)