07 março 2023

Hatshepsut & Colossos de Mémnom

 

O Egipto teve várias mulheres que foram consideradas Faraós, creio que foram umas 7 ou 9. Sendo as mais conhecidas Nerfritii pelo busto , Cleópatra que foi imortalizada por ElisabethTaylor, sendo que a Rainha Hatshepsut foi a Mulher Soberana que mais alargou as fronteiras do Egipto até ao mar vermelho e ao Sudão. Foi a Mulher Faraós que usou barba postiça... 
Apesar de haver polícias por todo o lado, foi o local onde confesso que tive algum medo. Afinal, foi aqui que 1997 que houve um atentado por Terroristas Islâmicos e onde morreram 64 turistas
Em 2019, foi o último atentado no Egipto. Penso que a maior receita do Egipto provém do Turismo. Dai se ver muitos postos de controlo da polícia. 
Ainda se vê nas paredes as pinturas que outrora deram grande vida a este templo 
Antes de ir ao templo de "Hórus", lembrei-me do meu amigo e seguidor João que escreveu o seu primeiro blogo como o "Deus Hórus", vamos só tirar uma foto nos Colossos de Mémnom
É um facto, eu vivo as viagens 3 vezes. 1º quando planeio o que vou ver, fazer e onde quero ir. Depois quando estou em viagem e quando regresso e publico as fotos. Verdade!! Como não tenho filhos, sobrinhos e amigos basta verem um foto e já está lolololololol
Aqui neste me canto, faço um momento Kodac para mais tarde recordar... 

6 comentários:

Anónimo disse...

Estava à espera deste seu post sobre o túmulo de Deir el-Bahri.
A mulher fantástica que era filha de um faraó, Tutmés I, casou com um faraó, Tutmés II, que era seu irmão (como era habitual nas dinastias egípcias) e serviu como co-regente durante muitos anos a Tutmés III, que não era seu filho, o que ainda é mais raro.
Normalmente as co-regentes, quando ascendiam a essa posição, faziam-no porque eram as mães biológicas dos faraós, ainda sem idade para ascender ao trono, como era este o caso.
Mas esta princesa deve ter sido uma mulher poderosa e muito bem assessorada e, rodeada de altos dignitários que a suportaram, de outra forma não o conseguiria.
O sistema egípcio era patriarcal e uma mulher dificilmente teria meios de subsistir.
Algumas outras princesas ascenderam ao trono, mas nenhuma igualou o poder de Hatshepsut, para o que deve ter contribuído a prosperidade que se vivia na época em que subiu ao trono.
O Egipto, saído de um período intermédio, dominado pelos Hicsos, tinha demorado algum tempo a recompor-se, mas tinha-o conseguido com sucesso.
Apesar dos faraós posteriores terem tentado por todas as formas destruir a memória desta rainha (Tutmés III não lhe deve ter perdoado o facto de ela lhe ter usurpado o poder durante os seus primeiros 20 anos de reinado), ela hoje persiste - a verdade vem sempre ao de cima!!! Era do interesse de Tutmés III certificar que ele é que era o verdadeiro faraó, e que a sua antecessora não tinha sido mais que uma usurpadora.
Creio que Hapshepsut teve o raro condão de saber rodear-se das pessoas certas, e fez-se sempre representada pelos símbolos de poder masculinos, como é o caso da barba postiça. Claro que era importante para uma mulher impor-se num mundo de homens e regido por homens, e este método é tão bom como qualquer outro.
Esta mulher foi genial na sua política, pois, de forma genérica (teve algumas campanhas militares contra a Nubia), governou tentando manter a paz com os vizinhos, abrindo as rotas de comércio que tinham sido destruídas pelos Hicsos, tendo uma política de construção hábil, para dar trabalho a uma população que, durante uma parte significativa do ano não tinha nada que fazer, pois a época dedicada à lavoura, governada pelas cheias do Nilo, era curta.
Teve construtores/arquitetos que lhe souberam planear o melhor que se produziu à época - afinal ela pertence à célebre XVIII dinastia, que deu alguns dos tesouros que hoje associamos ao Egipto.
Muito do templo de Karnak a ela se deve. Para não falar deste túmulo gigantesco e fantástico no seu design (lindíssimo!), que alguns autores dizem ter sido projetado por Senenmut, que muitos creem ter sido um seu amante, visto o seu túmulo residir neste vasto complexo de Deir el-Bahri, mas ... isto já são intrigas...
Muito obrigado pela sua reportagem
Manel

Teresa Isabel Silva disse...

Fantástico!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

Francisco disse...

Manel

Obrigado pela partilha da sua sabedoria, só posso acrescentar
" que alguns autores dizem ter sido projetado por Senenmut, que muitos creem ter sido um seu amante, visto o seu túmulo residir neste vasto complexo de Deir el-Bahri, mas ... isto já são intrigas..."

Está na segunda foto do lado direito, se conseguir ver o caminho desenhado :)

Abraço e o meu Bem Haja

Francisco disse...

Teresa Isabel Silva

Ao vivo é Soberbo ;)

Beijinhos

Jão disse...

Estou a adorar esta viagem e espero de facto um dia conseguir ir lá também. :)

Francisco disse...

João

Oxalá que consigas :) e ires acompanhado em lua de mel ;)