10 março 2023

Egipto "Museu Egípcío"

 

Sempre ouvira falar que o museu Egípcio tinha verdadeiras peças de obra de arte antigas e sempre tive um curiosidade enorme de o visitar. Adorei... 
Paredes cheias de Papiros com 3 mil anos... Um regresso ao passado. Confesso que nem aqui senti alguma alusão de ter já vivido no Antigo Egipto. 
Esta enorme sala tem um Q que não sei explicar de Fabulosa que é 
Aqui lembrei-me do meu querido amigo e seguidor João 
Aqui senti uma História Gay, onde estavam separados por uma porta ou então que iriam começar algo. Sendo gay, tenho uma memória fértil. Sorry... 
A love gay story foi aqui, que eu senti... lamento, mas creio que estou demasiado lamechas, emotivo, talvez por saber que estou prestes a acabar esta viagem Fantástica/ Fabulosa
The End/ C´est fini/ Fim 
Se puderem vão ao Egipto, vale bem a pena e irão encontrar um povo extraordinário 

15 comentários:

J.P. Alexander disse...

Es un genial viaje. Te mando un beso.

São disse...

Esse museu é fascinante, sim.

Porém, o que me impressionou mais e me deixou extasiada foi a sala dedicada a Tutankamon , onde se encontra a ultra conhecida e belissima máscara de ouro.


Secundo as suas palavras: o Egipto e o seu povo merecem a visita.

Bom final de semana

Teresa Isabel Silva disse...

Sempre que vejo estes posts, fico com aquela "inveja" boa! Super interessante!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

Morgan Nascimento disse...

Maravilha, sucesso!
Super abraço

Morgan Nascimento disse...

Se puder, apareça para ler um pouco

morgannascimento.blogspot.com

Francisco disse...

J.P. Alexaner

Adorei

Beso

Francisco disse...

São

Também gostei muito

Boa noite e bom fim de semana

Francisco disse...

Teresa Isabel Silva

Quem sabe um dia possa lá ir :)

Beijinho e bom fim de semana

Francisco disse...

Morgan Nascimento

Obrigado pela visita e comentário

Abraço

Jão disse...

Hórus e anúbis, avô e neto [ou seria bisavô e bisneto?], a abençoarem um Faraó :)

Quanto à homossexualidade, ela era bem aceite e naturalizada, pelo que sim, deve haver muitas histórias de amor gays nos hieroglifos e imagens que fotografaste :)

Francisco disse...

João

Obrigado pela tua partilha neste post :)

Anónimo disse...

Finalmente aparece o Museu que detém algo que me admirou profundamente quando, em 1972, parte do tesouro funerário de Tutankhamon (não podiam viajar com todos os objetos encontrados, e que ascendem a mais de 5000 peças!) foi exposto em Londres.
Era eu um jovem, a sair da adolescência, e fiquei sem fôlego ao ver aquelas peças fantásticas. Creio que foi o momento que me levou a ver a arte egípcia de forma particular.
Múmias, ainda que muito importantes para o estudo genético e identificação de personalidades (claro que só as pessoas da camada mais importante da população eram passíveis de receber este tratamento tão oneroso e que levava tanto tempo a desenvolver-se) nunca me impressionaram, de todo.
Nem mesmo a de Ramsés II, um dos mais importantes faraós da 19ª dinastia, que reinou quase 70 anos (!!!!), e que viajou para França em 1974, para ser tratada a fungos que a estavam deteriorar, me impressionou.
Na altura, à chegada a Paris, foram-lhe prestadas honras de dirigente de um país (não entendo muito bem a razão, pois o homem estava morto há milhares de anos, mas seguramente tal deve ter sido importante), e foi analisada pelos maiores especialistas à época, e descobriram-se várias situações relativas à vida e saúde desse faraó, e, já mais recentemente, com base em estudos pertinentes à sua estrutura óssea, foi-lhe feita uma reconstituição facial.
Claro que tudo isto é importante para o estudo de uma civilização, mas a mim, movem-me coisas mais comezinhas, como instrumentos do dia a dia, ou então, coisas tão imponentes como os célebres artefactos em ouro que envolviam o corpo de Tutankhamon.
Pensar que um rei que morreu muito jovem (mal tinha 19 anos, e que subiu ao trono com apenas 9), e que, por isso, mal reinou, e, como tal, não teve tempo para acumular tesouros, foi enterrado com uma máscara funerária em ouro maciço com cerca de 11 quilos, revestida com pedras preciosas e semi-preciosas, e envolvido num outro caixão em ouro maciço que pesava 225 Kg (!!!!) é algo que me custa a entender.
Penso logo o que terá acontecido com faraós muito mais importantes e fundamentais ... com que preciosidades não terão eles sido enterrados, e que deverão ter sido pilhadas ao longo dos tempos.
Dá-me uma certa insegurança. Nada está na verdade seguro.
Agradeço-lhe todo este seu relato.
Comece já a pensar na próxima, vá lá!!!
Manel

Francisco disse...

Manel,

Confesso que foi a Tumba que mais me custou a visitar no Vale dos Reis, tantos objectos e já tinha visto em várias exposições em Londres, Paris e Lisboa por diversas vezes desde a Expo até a Gulbenkian (sempre foi fascinado pelo egipto)

Tutankhamon morreu sem ninguém estar à espera, a realidade é que aquela tumba não era para ele, ao entrar parece que todos os objectos foram colocados porque era normal, se fosse nos dias de hoje, o corpo ficava num lado e a família alugaria tipo uma outra cova ou um jazigo onde todos os objectos do defunto seriam colocados em caixas fechadas

Tutankhamon é conhecido mundialmente porque a Tumba dele só foi descoberta em 1972 (eu já era nascido lololol ) e não foi pilhada

No museu do Egipto podes encontrar múmias com mais adornos de jade, ouro, diamantes, pedras preciosas, há duas múmias que ainda preservam o cabelo

Tens estátuas egípcias que ainda conservam o "vidro" utilizado nos olhos, é alucinante andar por aquele museu, eu adorei :) mais do que visitar a sala de Tutankhamon,

Abraço e obrigado pela visita e comentário



Anónimo disse...

Bom dia Francisco. Deve estar a confundir o túmulo de Tutankhamon com outra coisa. O túmulo deste faraó foi descoberto em 1922. No entanto, houve uma exposição itinerante dos objetos do túmulo, que em 1972 passou em Londres, onde eu a vi.
Nós estamos muito distantes na idade... Lolol... Eu tenho 66 anos quase a fazer 67,e sinto-me muiiiito idoso já. Vivo num mundo só meu, e algo afastado de tudo.
A minha cabeça já falha, imenso, sinto-me isolado, pois não entendo muito do que me rodeia, já estou fora da realidade.
De volta ao túmulo de Tutankhamon, ele foi efetivamente violado pouco após o enterramento do faraó, no entanto, julga-se que talvez tivessem sido apanhados em flagrante, pois destruíram alguns artefactos, a primeira câmara estava totalmente revolvida, mas, miraculosamente, deixaram a maioria do túmulo incólume.
Espero que tenha uma boa semana e que pena que tenha terminado o seu périplo. Fico a aguardar pelo próximo.
Gosto de o ler, tal como a Mark. Vós sois a minha ligação ao mundo
Manel

Francisco disse...

Manel

Já estive no Museu Britânico onde há muitas coisas dos egípcios, já estive no Louvre onde também há imensas coisas, já estive no museu de Arqueologia em Lisboa onde estavam múmias, na Expo já houve esposição dos artefactos de Tutankhamon assim como há uma sala no museu egípcio. Creio que havia um total de 5 mil peças :)

Abraço e obrigado pela visita