09 março 2023

Egipto "Pirâmides de Gizé"

 

Assim, chegámos às Pirâmides do Egito. Lado direito do Pai/Avô "Keops", do lado esquerdo a do filho que depois foi Pai Kéfren e a esfinge... Nos livros a escola parecia estar muito mais perto das pirâmides. 
Do lado esquerdo Pai Kéfren e do lado direito o filho e neto de keops "Mikerinos"
3 Gerações da mesma família Avô, Pai e Neto 
A Pirãmide de Keops é a maior delas todas
Um sonho tornado realidade, estar ao pé da única Maravilha do Mundo Antigo, ainda de pé
Nunca imaginei a esfinge assim tão grande... 

6 comentários:

J.P. Alexander disse...

Genial viaje como me gustaría conocer Egipto. Te mando un beso.

Francisco disse...

J.P.Alexander

Uma viagem de sonho :)

Beso

Jão disse...

Uma viagem de sonho! ^^

Francisco disse...

João

Mesmo, espero que um dia lá possas ir :)

Anónimo disse...

Claro, as famosas pirâmide! Nem poderia deixar de ser.
De cada vez que as olho penso sempre nos problemas graves que a sua construção deve ter colocado.
Estes monumentos são um culminar de uma série de experiências anteriores, as quais, muitas delas, deram errado e acabaram por se desmoronar, sobretudo devido a problemas de estabilidade.
O facto delas estarem alinhadas com a direção Norte Sul, e com a maior precisão, já só isso é um feito matemático. Hoje seria fácil fazê-lo com os conhecimentos existentes, mas na altura, este alinhamento envolvia cálculo e experimentação aturada.
Depois, a escolha do terreno seria outro quebra cabeças, pois teria de ser um terreno já algo plano e alinhado, e com uma constituição geológica que permitiria a acumulação de milhões de toneladas de pedra sobre ele.
E, depois de iniciada a construção, conseguir determinar qual o ângulo mais adequado para as faces da pirâmide, relativamente ao lado da base da pirâmide, o que, mais uma vez, envolveria cálculo e experimentação baseada em construções anteriores.
A forma piramidal é originada a partir de construção sobreposta de mastabas que diminuíam de dimensão na medida que cresciam em altura; a mastaba, uma forma basicamente próxima do paralelepípedo e de uma pirâmide de base retangular truncada, constituía a forma tradicional de enterramento para as pessoas de qualidade das primitivas dinastias do Império Antigo.
As ditas pirâmides de degraus são as aproximações às pirâmides mais perfeitas que surgiram mais tarde.
Antes disso, ainda foi experimentada a pirâmide "curvada", com distâncias angulares diferentes entre a parte superior e a parte inferior.
A acumulação do peso da pedra utilizada não permitia a construção de pirâmides tão altas como se poderiam desejar, sob pena que toda a construção começasse a esboroar.
Enfim, todo um conjunto de problemas que deve ter levado séculos a resolver.
Por outro lado, os faraós teriam de viver tempo suficiente para ver as suas construções terminadas, o que não sucedeu com uma quantidade significativa deles.
E as faces exteriores das pirâmides devem ter sido fantásticas, pois eram, originalmente, em calcário esbranquiçado polido por forma a que brilhasse. Deveria ter sido algo fantástico de se observar.
Claro que hoje, essa porção desapareceu, pois aconteceram muitos tremores de terra, sobretudo um muito violento, dos inícios do século XIV, e muita da pedra exterior que se desagregou acabou por ser utilizada na construção de edifícios no Cairo.
Enfim, obrigado pelo seu diário!
Pode continuar ... lol
Manel

Francisco disse...

Manel

Muito obrigado por este comentário

Bom fim de semana

Abraço