05 outubro 2020

Castelo Almourol

 

Já há muito tempo que andava para ir visitar este "Castelo" que fica numa ilha algures no meio do Tejo em Vila Nova da Barquinha

Já diz um ditado: - Com as pedras encontradas no meu caminho, um dia construirei um Castelo

Na realidade não é um Castelo, mas sim uma fortaleza construída pelos Templários. Foi construída no meio do rio Tejo, porque as águas seriam mais elevadas cerca de uns 5 metros. Tinha como objectivo defender o território Cristão a norte, dos muçulmanos que estavam "Além Tejo". A localidade de Arrepiado fica no lado Muçulmano e tem uma Imponente Igreja que veio de Lisboa "Santa Apolónia"

Neste dia, em que Portugal celebra a República. Confesso que fico não sei se será melhor uma República onde se escolhe um Presidente a cada 5 anos, mas a realidade é que pagamos motorista, secretária etc etc a todos os ex-presidentes até ao seu fim de vida... Tivémos o caso em que após a morte de um presidente, ele deixou 3 milhões aos Herdeiros e a Dívida do Funeral ao Estado Português, ou seja, aos contribuintes  (a todos nós)
Um Rei (Família Real) que fosse apenas para representar este país!!! Numa altura, em que todas as gajas são princesas e de tiara na Cabeça, as Bichas vão de Princesas a Rainhas... A modos que não sei muito bem o que pensar...

Num país, onde a grande maioria são "Alfaiates" (é o nome dos insectos) :)

E, outros que só sabem grasnar, mas esperam sempre que alguém lhes dê comida...

Nada como almoçar na companhia de amigos a admirar a paisagem. Conseguem ver a Igreja na localidade do "Arrepiado"? Esta Igreja estava em Santa Apolónia (Lisboa) onde foi trocada pela a Gare dos Comboios :)

Recomendo o restaurante "Almourol" onde se podem provar as iguarias da Região e o menu fica por 25 euros (por pessoa) mas está muito bem ;)

Nesta zona havia muitas Oliveiras, logo muito Azeite, já descritas pelos primeiros povos. Nesta altura do campeonato, os tugas descobriram uma Nova Espécie de Oliveiras que dão outro tipo de "Azeite".

Estou a falar de Eucaliptos mesmo. Impressionante que depois de um incêndio, os eucaliptos nascem todos alinhados. Até os Pinheiros já estão em Extinção para dar lugar a esta Nova Espécie de "Oliveira"

4 comentários:

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

Como é rica esta tua terra ... amo ... preciso conhecer mais por aí ...

Francisco disse...

Paulo Roberto

Há coisas muito belas neste país, mas a grande parte está ao Abandono...

Beijão

Jão disse...

Deve ser por isso que existem tantos azeiteiros hoje em dia. Entre os cromos que colocam música aos berros no metro, aos gajos que andam com o rego do cu à mostra - se ao menos tivessem bons cus! - com aquela roupa largueirona, ao povo que continua a votar sempre nos mesmos... Venha o diabo e escolha! xD

Francisco disse...

João

Verdade, nem sei por onde escolher ehehehehehehheheheheh