18 fevereiro 2015

A long time ago - Whitney Houston & Mariah Carey "When You Believe"

Todas as Religiões pedem um Messias. Passam a vida a pedir. Quando Deus Concede-lhes o pedido. Os Humanos dizem que é "Mentira"

Vamos ver o que aconteceu e o que continua a acontecer...

"Moisés foi, de acordo com a Bíblia hebraica, Alcorão e escrituras da fé Baha'i, um líder religioso, legislador e profeta, a quem a autoria da Torá é tradicionalmente atribuída. Ele é o profeta mais importante do judaísmo, e igualmente reconhecido pelo Cristianismo e Islamismo, assim como em outras religiões. (Afinal havia outra/outras)

É o grande libertador dos hebreus, tido por eles como seu principal legislador e mais importante líder religioso. A Bíblia o denomina "o homem mais manso da Terra" (Números 12:3). Também é considerado um grande profeta pelos muçulmanos.

De acordo com a Bíblia e a tradição judaico-cristã, Moisés realizou diversos prodígios após uma Epifania. Libertou o povo judeu da escravidão no Antigo Egipto, tendo instituído a Páscoa Judaica. Depois guiou seu povo através de um êxodo pelo deserto durante quarenta anos, que se iniciou através da famosa passagem em que Moisés abre o Mar Vermelho, para possibilitar a travessia segura dos judeus. Ainda segundo a Bíblia, recebeu no alto do Monte Sinai as Tábuas da Lei de Deus, contendo os Dez Mandamentos." (Falou com Deus)

Entretanto a própria filha de Faraó diz chama-lo assim, por lhe ter tirado das águas Moisés era filho de Anrão e Joquebede, seus pais eram da Tribo de Levi. Seu irmão mais velho era Aarão e sua irmã chamava-se Miriam. (Moisés foi Criado como um Filho de Faraó. Tendo acesso à Educação, saber ler e escrever, e era um visionário para aquela época)

Alguns historiadores acreditam que o período que Moisés passou entre os egípcios serviu para que ele aprendesse o conceito do "monoteísmo", criado pelo faraó Aquenáton (r. 1352-1338 a.C.)(já aqui falei nele), o faraó revolucionário que reinou antes do tempo de Moisés, levando tal conceito ao povo hebreu. Porém o conceito de Monoteísmo é muito mais antigo que este período, tendo sido passado para os hebreus por Abraão.

Segundo o Livro do Êxodo, Moisés foi adotado pela filha do faraó, que o encontrou enquanto se banhava no rio Nilo e o educou na corte como o príncipe do Egito. Aos 40 anos (1552 a.C.), após ter matado um feitor egípcio levado pela "justa" cólera, é obrigado a partir para exílio, a fim de escapar à pena de morte. Fixa-se na região montanhosa de Midiã, situada a leste do Golfo de Acaba. Por lá acabou casando-se com Zípora e com ela teve dois filhos, Gérson e Eliézer. Quarenta anos depois (1512 a.C.), no Monte de Horebe, ele depara-se com uma sarça ardente que queimava mas não se consumia e assim é finalmente "comissionado pelo Deus de Abraão" como o "Libertador de Israel".

Ele conduziu o povo de Israel até ao limiar de Canaã, a Terra Prometida a Abraão. No início da jornada, encurralados pelo Faraó, que se arrependera de te-los deixado partir, ocorre um dos fatos mais conhecidos da Bíblia: A divisão das águas do Mar Vermelho, para que o povo, por terra seca, fugisse dos egípcios, que tentando o mesmo, se afogaram. Logo no início da jornada, no Monte de Horebe, na Península do Sinai, Moisés recebeu as Tábuas dos Dez Mandamentos do Deus de Abraão, escritos "pelo dedo de Deus". As tábuas eram guardadas na Arca do Concerto. Depois, o código de leis é ampliado para cerca de 600 leis. É comumente chamado de Lei Mosaica. Os judeus, porém, a consideram como a Lei (em hebr. Toráh) de Deus dada a Israel por intermédio de Moisés. Em seguida, os israelitas vaguearam pelo deserto durante 40 anos até chegarem a Canaã.

Durante 40 anos (segundo a maioria dos historiadores, no período entre 1250 a.C. e 1210 a.C.), conduz o povo de Israel na peregrinação pelo deserto. Moisés morre aos 120 anos, após contemplar a terra de Canaã no alto do Monte Nebo, na Planície de Moabe. Josué, o ajudante, sucede-lhe como líder, chefiando a conquista de territórios na Transjordânia e de Canaã.

No Cristianismo, Moisés prefigura o "Moisés Maior", o prometido Messias (em grego, o Cristo). O relato do Êxodo de Israel, sob a liderança por Moisés, prefigura a libertação da escravidão do pecado, passando os cristãos a usufruir a liberdade gloriosa pertencente aos filhos de Deus."

2 comentários:

Mark disse...

Todas as religiões procuram o seu Messias. É evidente em cada uma. A ideia de resgate do profano. No entanto, tal afigura-se muito ostensivo nas religiões cristãs.

um abraço, amigo.

Francisco disse...

Mark,

Os Judeus tiveram dois e mataram-nos lolololololol

João Baptista e Jesus

Os Mulçumanos também, uma vez que o Corão menciona que Maomé falou com Deus...

A Parte mais gira, que de piada não tem nada. Os Mulçumanos afirmam que Jesus não foi cruxificado, assim como dois mil anos passados o Irão afirma que o Holocausto nunca existiu lolololololololololol

Abraço amigo Mark