04 setembro 2010

Opiniões - Lara Fabian "Meu Grande Amor"...

Na Sexta-feira de manhã, cruzei-me no call center com o Fernando por diversas vezes. Trocámos apenas um bom dia, um olá, como estás e um até logo...

Tive que sair a correr do trabalho, para chegar a tempo ao lar. É dia da carrinha ir ao Banco Alimentar (depois faço um post).

Quando regressei ao lar, estava a maior confusão. No lar existem duas modalidades: uma é para pessoas internadas, a outra é que o lar funciona como um centro de dia...

O Tiago, é um rapaz que frequenta o centro de dia(à noite vai dormir a casa dele). O moço têm 35 anos de idade, mas de mentalidade deve rondar os 12/13 anos. É muito bem parecido, mas infelizmente uma queda do sofá abaixo, deixou-lhe maselas para o resto da vida.

A sra d. Joana, é uma senhora muito elegante e muito bem vestida. Deve ter os seus 55/60 anos(não se pergunta a idade a uma senhora), mas que infelizmente a doença de alzeimer "bateu-lhe à porta" muito cedo(perto do 40 anos). A senhora lê o jornal ou revista de há mais de dois meses e pensa que está a lêr o jornal do dia...

O Tiago pediu uma reunião com o Jorge, para lhe pedir autorização para poder namorar com a sra d. Joana. Só que a Joana é tia do Jorge, e este não achou muita piada e resolveu explusar o Tiago do lar. Sendo, que os pais do Tiago não tem possibilidades de o colocarem noutro lugar...

Nos particulares, resovi falar com o Jorge e pedir-lhe para "cair" à terra. Afinal, ambos estavam "controlados", que o miudo estava com as melhores intenções e que ambos tinham necessidades afectivas...

Jorge: - Ouve Francisco! A tua opinião vale o que vale, ou seja, nada... Entendes o que quero dizer? És voluntário aqui, por causa da Flôr. Nunca te esqueças disso. Fui claro?...

Fiquei "puto" da vida. Áo sair do lar, só pensava em ligar à Inês e à Flôr. Mas, dizer o quê? Como contar a minha conversa com o Jorge e porque motivo é que eu tinha que me meter naquele assunto? Acabei por não ligar, mas ligou-me o Fernando...

Fernando: - Tenho saudades tuas. Queres ir jantar?

Francisco: - Sim, eu vou ao take-away perto da minha casa. Queres vir jantar lá a casa?

Jantámos uma fabulosa carne à alentejana. Bebemos um bom vinho e acabámos por dormir juntos. Foi bom adormecer agarrado a alguém. Já sentia a falta de adormecer acompanhado...

Hoje de manhã, tomámos o pequeno-almoço juntos e pensava eu que iriamos para a praia, quando o rapaz me diz:

Fernando: - Francisco, gostava muito de ir para a praia. Mas, tenho que ir para o ginásio, e depois, vou para Évora jantar com a minha irmã, cunhado e sobrinhos...
Encontramo-nos no Domingo à noite ou na Segunda-feira de manhã...

2 comentários:

João Roque disse...

Há já tempos que ando para te dizer quanto aprecio o teu trabalho de voluntariado, num lar.
Não é um trabalho fácil, mas é compensador a nível interior; imagino que te devas, mesmo em situações como a que hoje relatas, sentir feliz por contribuir com a tua quota parte para tentar fazer a vida daquela gente mais suave.
Abraço.

Francisco disse...

É verdade,

Tudo começou com uma conversa de limpar "karma", mas a realidade é que todos deveriamos ser "obrigados"...

Mas, como referiste e bem, para as criancinhas...

Obrigado pela tua presença assidua

Abraço