09 setembro 2010

Eurovision 2007 - Portugal - Sabrina "Dança comigo"

Já que sou considerado pretencioso, beto, menino da mamã, entre outras coisas mais...

Seja uma opinião generalizada por amigos, ex-namorados ou ainda por pessoas conhecidas...

Já que tenho a fama, desculpem lá qualquer coisinha. Tenho de ter o proveito...

Isto de ser falado e não ter o proveito, não está a dar com nada...

ACERCA DE MIM:

Decorria o ano de 1970(ano da morte de Salazar). Numa manhã de uma sexta-feira, nascia mais uma criança no "Aviário de Lisboa".

Eu posso dizer que sou do tempo da moeda do "escudo" e que este valia duas pesetas(moeda do país vizinho). Sim, Espanha e não da Ilha da Madeira. Não tenho saudades nenhumas desse tempo. Só mesmo das pessoas que já "partiram"...

Sou do tempo, que para chegar a Fátima, terra dos meus pais(patos bravos). Demorava-se um dia inteiro, um pouco como no tempo do escritor Almeida Garrett, que se demorava um dia para ir de Lisboa a Queluz...

Apanhei os dois choques petroliferos, onde o nível de vida ficou mais caro e que só era distribuido um ou dois pacotes de leite, conforme o agregado familiar. Na escola, eu pensei que este choque petrolifero, devia-se a dois petroleiros terem chocado. Mete dó, mas era a informação disponibilizada no momento...

É verdade, que chumbei, reprovei na primária. Como é possível? Também, não saber o que eram os choques petroliferos...

Na escola preparatória, tive uma disciplina de "Estudos Sociais", onde Portugal era considerado um país em vias de desenvolvimento.

Em 1986, com a entrada na Comunidade Económica Europeia(CEE), Portugal, passou a ser considerado o 25º país mais rico do mundo. Olecas.

Agora estamos na Europa, da moeda única. Até quando?

Prognósticos, só no final do jogo. Mas, com o regresso da emigração de jovens para o estrangeiro à procura de melhores empregos e condições(voltámos a ser um dos países que mais emigra). Por outro lado, com a entrada de estrangeiros que mal sabem falar português. E, que podem ser encontrados a cada virar da esquina, a vender flores ou a pedir(Não passam factura). Coitados de nós, se formos ajudar toda a gente que passa com um cestinho na mão...

Ao longo destes anos todos, o único programa de entreternimento que perdura é o festival da canção. Ok, esqueçam lá o Futebol, Fátima e o fado.

Portugal, passou a ser sempre o 1º dos últimos. Quando não ficávamos em último lugar, já era festa. E, se não ficassemos nos três últimos lugares, era feriado nacional, assim, como quando joga o benfica, nos dias de hoje...

Os meus anos preferidos, mas que não era nascido:
1966 - Madalena Iglésias;
1969 - Simone de Oliveira;

Depois de nascido:
1971 - Tonicha(não me recordo de nada com um ano);
1979 - Manuela Bravo(adorei esta música);
1984 - Maria Guinot(anos mais tarde, é que percebi o tema);
1985 - Adelaide Ferreira(ano do melhor vestido);
1989 - Da Vinci;
1991 - Dulce Pontes;
1993 - Anabela(sabiam que os metálica, cantaram esta música em inglês e foi o maior sucesso);
1996 - Lucia Moniz;
2007 - Sabrina(que pena, não ter ido à final. A ideia dos leques, foi demais...);
2008 - Vânia Fernandes.

Creio que Portugal deveria ter ganho ou ter ficado no Top3, muitas vezes. Mas, lá estou eu a opinar outra vez...

Sempre, que eu via a Eurovisão, ficava fascinado pelas imagens de cada país representado. Creio que foi nesse tempo, que nasceu o meu "bichinho" das viagens. Mais tarde, eu pude verificar os mitos urbanos e as palermices que se criaram e se pronunciavam aqui neste portugal dos pequeninos...

Sem comentários: