04 agosto 2014

Sé de Braga - Lys Assia "Refrain" Eurovisão 1956 Suiça

As muralhas da Sé de Braga, remontam ao tempo dos Romanos. Da parte mais antiga, há registos do Séc XI.

Para quem não Sabe, foi aqui que o Nosso Rei D. Afonso Henriques foi Baptizado :)

Sendo o Monumento mais antigo de Portugal, nasceu o ditado: "É mais antigo que a Sé de Braga", quando queremos dizer que algo é muito velho ;)

E, tenho mais algumas Curiosidades/Tesouros para partilhar convosco ;)

"To Be Continued..."

13 comentários:

Anónimo disse...

segundo a lenda, o nosso primeiro monarca terá sido baptizado na capela do castelo de guimarães.
aliás faz sentido pois era apenas neto de rei e filho de condes sedeados em Guimarães, capital dum condado do reino de castela onde Braga teria apenas importância religiosa mas não ao ponto de justificar a viagem duma criança para efeitos de baptismo ainda que fosse neto de rei

Francisco disse...

Anónimo,

Também pensei que assim fosse. O que aconteceu(segundo o que me disseram) Guimarães é o Berço de Portugal. Porque foi ali que D. Afonso Henriques começou a sua conquista.

Dizem que foi o 1º ou 2º Arcebispo de Braga que o Baptizou. Podes ver os nomes até à data de Hoje na Sé de Braga...

Não sou perito em História. E Lembrei da História de Santo António de Lisboa ou de Pádua?!

É o mesmo Santo ;)

Volta sempre, e obrigado pelo comentário

Pérola disse...

Gostei muito deste momento histórico.

beijinhos

Lobo disse...

Tu partilha Francisco, embora eu tenha muito para ler LOLOL Grande abraço

Mark disse...

Desculpem (já o fiz aquando da publicação do post sobre a Faixa de Gaza), mas, de facto, consta / parece que Afonso Henriques terá sido baptizado em Guimarães. É duvidoso, como tudo o que remonta a tempos tão distantes. A título de exemplo, ainda não é seguro que Afonso Henriques tenha nascido em Guimarães. Há fontes que referem Viseu, e não são fontes quaisquer. Nem se sabe ao certo o dia em que nasceu.

Só um reparo ao anónimo: Reino de LEÃO e Castela. O avô de Afonso Henriques, D. Afonso VI, era rei de Leão, que ainda não tinha sido definitivamente incorporado em Castela. Aliás, até hoje é um erro falar-se apenas de "Castela", pois o mapa administrativo de Espanha, na região, reconhece a comunidade autónoma de Castela e Leão, e não apenas Castela.

um abraço a ambos.

Horatius disse...

Olha, eu essa não sabia. Quando visitei Guimarães, na capela de S. Miguel, junto ao castelo, estava lá uma placa (moderna, com informação turística) que ali tinha sido baptizado o nosso primeiro monarca.

Quando ao "mais velho que a Sé de Braga", a versão que conheço é por a Sé mais velha do país, e não o monumento... São versões :)

Francisco disse...

Pérola

Mais irão surgir :)

Espero que gostes :)

Beijinhos

Francisco disse...

Namorado,

Até à próxima semana, terás muito para ler ;)

Abraço

Francisco disse...

Mark,

Estás desculpado. Tu opina, participa, partilha...

Semana da Tertulia de Braga :)

Francisco disse...

Horatius,

Como disse o anónimo em cima:

Reza a Lenda...

Tudo é possível, quando a transmissão é via oral...

Quem conta um conto, acrescenta um ponto

Francisco disse...

O anónimo deixou este comentário, que eu apaguei sem querer...

As minhas desculpas...

"Afonso VI é desde 1072 rei de Leão e Castela e depois tb rei da Galiza. Auto intitula-se "imperador de toda a hispânia" e morre em Toledo, cidade que chega a conquistar aos mouros em 1085.
será correcto designa-lo rei de leão rei de castela e rei da galiza mas a historioagrafia moderna espanhola designa-o como o rei "o bravo" que integrou Castela no reino de Leão mitigando a importância deste segundo
Aliás nota que ainda hj na heráldica moderna espanhola no escudo oficial o primeiro quartel é Castela só aparecendo Leão no segundo quartel facto que necessariamente não implica sucessão histórica/cronológica mas sim grandeza e importância"

Obrigado pela participação ;)

Abraço

Mark disse...

Caro anónimo, e quem disse o contrário? O seu primeiro comentário tinha um erro histórico grave. Você disse que o Condado Portucalense era um condado de Castela e esse erro é GRAVÍSSIMO. LOL O Condado Portucalense pertencia ao Reino de Leão. E Afonso VI é conhecido como rei de Castela e Leão, considerando que a Galiza também existia como reino, embora a sua importância face a Leão fosse diminuindo. Mais, eu disse claramente que a importância de Leão foi se desvanecendo, mas isso não invalida que não houvesse os reinos de Castela e Leão, primeiramente.

Francisco disse...

Mark,

Eu que eu aprendi em Braga e o que aprendo após Braga :D

Obrigado

Abraço amigo