26 janeiro 2011

Formação - Madonna "Material Girl"

É verdade que vivemos numa sociedade cada vez mais materialista. Os Valores, a Ética são palavras que apenas ilustram as páginas nos dicionários.
Já faz muito tempo, que este paradigma de sociedade que deveriam haver ter apenas dois pilares, ou seja:
Um pilar seria o Poder Politico, que toma as decisões sobre as leis e sanções. Um poder politico que poderia ser muito bem igual à Suiça, onde todas as leis são submetidas a um referendo;
Por outro lado, deveria existir um pilar da Ética, onde cada pessoa saberia o que são os Valores mais importantes.

Estes dois pilares, deveriam "controlar" o Poder Económico e não ser este a "controlar" estes dois.

Aviso que não sou comunista, mas irrita-me profundamente as pessoas falarem que não são materialistas. Quando na realidade vivem num condominio fechado, vestem-se com as roupas de marca mais caras do mercado, o carro é um topo de gama etc etc...
Pior é quando oiço na rádio, personalidades que deveriam estar era bem caladas, e afirmam que não entendem. "Como é que muitos portugueses preferem deixar de comer, para manterem o nível de vida".

Pode parecer uma contradição, mas não é. Eu entendo perfeitamente um casal que opte por poupar na comida e ter internet em casa, ter mais do que os 4 canais em casa, ter um telemóvel, ter um bom casaco, uns bons sapatos, fazer uma viagem por ano, mesmo que seja a crédito...

Imaginem um casal a ganhar 500 euros(ordenado minimo é mais baixo). A renda de uma casa ronda os 300 euros a 400 euros(estou a ser simpático).
Água, electricidade e gás dá mais 100 euros. Se não tiverem carro, olhem quanto custa dois passes.
O que é fazem estes dois senhores ao final do dia? Jantam e vão para a cama?
Vivemos é numa actual sociedade, onde as pessoas tem de recorrer ao crédito para comer, só que a realidade é que as pessoas não pedem 5 mil euros para irem ao hipermercado. Eu vivo sozinho e sempre que vou ao supermercado, deixo lá sempre 25 euros e não trago nada de jeito. A vida está carissima...

Enquanto não houver uma mudança de mentalidades e ajustar os ordenados à realidade dos preços. Cada ano que passa, estamos a aumentar a diferença entre os mais ricos e os mais pobres.

Vivemos numa sociedade que se está a hipotecar toda e um dia, alguém irá pagar esta factura bem cara.

"Reza" a história, onde há fome, há guerra...

Depois digam que eu não avisei, lol

8 comentários:

Tongzhi disse...

Concordo inteiramente com esta tua análise. Há sempre o que deveria ser, mas não é!
Quanto às coisas que podem parecer um luxo, na realidade não são. A evolução da sociedade não foi, de modo nenhum, acompanhada com a das mentalidades.

Blog Liker disse...

Eu gostava que aqueles que pagam salários de miséria fossem obrigados a viver duas semanas com 400 euros. Já nem digo um mês, coloco a fasquia bem cá mais em baixo.

Unknown disse...

Não discuto os ordenados porque existe realmente muita injustiça. Mas também falta muita educação financeira aos portugueses.

Já dizia a minha avó: "não dês um passo maior que as pernas" ;)

Francisco disse...

Olá Tonzhi, obrigado pela tua visista,

A verdade é que a mentalidade do ser humano é mais limitada que a velocidade das novas tecnologias.

O que provocou por um lado uma grande ansiedade no ser humano, de quer conhecer, ter, poder tocar. E, nasceram as "necessidades" que até então, não existiam...

Abraço

Francisco disse...

Olá Blog Liker,

É a mentalidade do sul da Europa, mas o patrão português, só conhece o seu bolso e da sua familia. Quanto mais ganhar, mais "esperto..."

Abraço

Francisco disse...

Olá Speedy, e é bem verdade, a minha avó também dizia o mesmo :)

Mas, também dizia:

Francisco: Todos os dias coloca duas moedas numa caixa, e ao Domingo tiras a moeda mais pequena, para as pastilhas(eu sou do tempo de duas pastilhas da gorila a 2,50 dois escudos e cinquenta centavos).

Infelizmente deixámos de ser um país de analfabetos, porque estes estão a morrer...

E, passamos a ser um país de ileterados. A "culpa" é de quem?

Temos bens que são demasiado "caros", para um ordenado em Portugal.

Abraço :)

João Roque disse...

Eu também não sou comunista, mas confesso que me sinto totalmente revoltado com certas situações em que a sociedade portuguesa está segmentada.
A classe rica, que existe e prospera, não olha a meios para enriquecer cada vez mais, mas fala dos "outros" com aquele ar de comiseração que me enraivece, porra!
E mesmo, na questão dos cortes dos salários dos funcionários públicos, eu que não os defendo, também me custa ouvir certas pessoas em situações de topo de carreira, lamentar-se de que recebem menos 300 ou 400 euros por mês; quem me dera a mim, poder queixar-me do mesmo.
Alguém viu o salário reduzido, ganhando menos de 1500 euros?
Tomara eu ganhá-los, porra!

Francisco disse...

É uma vergonha

Abraço amigo