06 dezembro 2013

Justiça - Erasure "A little respect"

Lamento imenso a morte de qualquer pessoa. Só que um dia, todos nós iremos fazer essas "viagem" para dar espaço a outros, para podermos acabar este "jogo", seja o que cada um acredite.

Nelson Mandela sempre me passou um pouco ao lado, como Líder de um país, como presidente por diversos motivos:

Sou do tempo do Apartaide. Em que os filhos dos emigrantes portugueses vinham de férias para portugal. Ao contrário dos emigrantes franceses que mal sabiam falar francês, os/as meninos/as vinham de férias com nomes como "Sarah", Sara com H...

Na escola, corrigiam os testes de inglês, das gralhas cometidas pelos professores. Sim, eu no 9º ano, os meus professores de inglês, frequentavam o 12º ano. Muitos destes professores não tinham tido nota para entrar na faculdade. Não havia tantas Universidades Privadas. Havia a Católica e aquela que nem me recordo o nome, que depois de dividida deram a UAL e a Lusíada em Lisboa.
Hoje em dia temos o que temos com a Educação. Meu Santo Pai...

Os Emigrantes franceses traziam cordões de ouro ao peito, e ça va... As minhas colegas de escola, traziam aneis com diamantes. Miúdas com 15/16 anos e tinham um anel com um diamante. Na África do Sul, tinham diamantes para dar e vender...

É verdade! Que os Brancos(Ingleses e Holandeses) eram uns filhos da puta. Os outros brancos com outras nacionalidades, eram uns lutadores e trabalhadores... Claro que sim...

Um pouco como os Milionários de Angola, Cabo Verde e Moçambique que chegam a Lisboa nos dias de hoje para fazerem compras na Avenida da Liberdade em Lisboa, e os outros negros trabalham em empresas de trabalho temporário para ganharem menos que o ordenado mínimo. A Troika ainda quer baixar os salários e o Nosso Governo diz ponderar no assunto...

Quando o Apartaide acabou, os Negros passaram a ter os mesmos Direitos que os Brancos. Terá sido assim?! Mandela quando subiu ao Poder, recordo-me de tantos escândalos próprios de um país africano. Favores a amigos e familiares... Algo de Novo?!

Quando vejo Negros com T-Shirts com frases: "Orgulho em Ser Negro"...

Por vezes tenho vontade que questionar: Orgulho em Ser Mesmo o Quê?! Ser Humano com sangue vermelho e com uma cor mais escura?! Aqui todo o meu apoio.

Juntem um Grupo de Cabo Verdianos e um Grupo de Angolanos. E, digo que um confronto entre o FCPorto e SLBenfica é um jogo de Matraquilhos...

Já dizia a minha avó: "A farinha é toda igual, o cheiro é que é diferente..."

7 comentários:

Lobo disse...

Todos têm orgulho. Mas para tirar vantagens com a diferença. É a minha opinião.

Francisco disse...

Namorado,

Tem de haver sempre uma vantagem ou comissão LOLOLOLOL

Concordo contigo ;)

R disse...

Lamento, claro, a morte de Nelson Mandela. Ele marcou a vida de muitas pessoas, no entanto também a mim me foi uma figura que passou um bocado ao lado.

Uma coisa é certa, a família deste senhor vive à grande e à francesa vai-se lá saber de onde vem o dinheiro para isso!

Na realidade, em todo o lado vira o disco e toca o mesmo!

Abraço ;-)

João Roque disse...

Muito controverso este teu texto, no mínimo.
Falas de muita coisa, de coisas que num certo sentido até poderás ter alguma razão, mas noutras estás a ser profundamente injusto, nomeadamente com Mandela; lá terás as tuas razões, mas deves estar bastante isolado nesse aspecto.
E parece-me ver algum racismo nesta tua maneira de ver as coisas, ou estarei enganado?
É curioso que nas tuas "figurinhas", pelos vistos tão apreciadas, nunca tivessem aparecido senão brancos; será que não há homens bonitos e sexys de outras raças?

João Roque disse...

Francisco
acabei de ler uma das muitas coisas que se escreveram, em todo o lado sobre Mandela, e que gostaria de te transcrever, com um abraço:

"Não enterraremos nas nossas vidas um homem mais incrível e marcante do que Nelson Mandela. O verbo é intencionalmente no plural. Mandela não é da África do Sul, é do mundo. No século XX, ninguém como ele simbolizou o «homem bom»."

Francisco disse...

Rúben,

Creio que o disco já esteja riscado, mas é o mundo que temos (

Abraço amigo

Francisco disse...

João Roque,

Serei Racistas?! Só porque o Sr Mandela(paz à sua alma) passou-me ao lado durante os meus anos de juventude?!

Estás enganado, eu fiz as Delícias do Mark com cada negrão :)

Eu sei que são muitos posts com gajos podres de bons e giros, mas isto é um canto gay para lavar as vistas... Dassssssssssss

:D

E, também te digo que já coloquei fotos de gajos Asiáticos, Indianos, árabes etc etc

Como diria a minha avó:

"Aqui há para todos os gostos e feitos" :D

Quanto à frase, desculpa meu bom amigo. Ele pode ser um Símbolo para uma Nação, para o Mundo...

Para mim, foi mais um Ser Humano que passou pela terra... Só isso e Paz à sua Alma