14 outubro 2011

Tempos Dificieis - Leona Lewis "Here I Am"

Para mim, ouvir ou falar da crise. Já começa a ser mais do mesmo e sem grande volta a dar. Alguém andou a "brincar" aos índios e aos cowboys com o nosso dinheiro. Agora, alguém irá pagar a factura. Temos pena...

Já dizia a minha avó: "Em todos os tempos e em todas as famílias, existe sempre um conde e um ladrão"

Esta tarde, ouvi uma conversa( que feio Francisco, ouvir a conversa dos outros) entre duas funcionárias do café, onde costumo ir com alguma frequência.

1ª Empregada: - Qualquer dia vamos andar todos de tanga. Ver se existe uma tanga para tanta gente???

2ª Empregada: - Pois agora, vamos ter que trabalhar mais meia hora. Vamos perder os subsídios de Natal e de Férias...

1ª Empregada: - Detesto este primeiro-ministro. O Outro sempre tinha mais charme.

2ª Empregada: - Não gosto nem de um, nem de outro. Eu nem sequer fui votar...

A conversa continuou, e assim que eu acabei de beber o café, vim-me embora. Com um sorriso nos lábios, por vários motivos:

A) Quando eu era criança, ia à mercearia buscar dois pacotes de leite. O que tinha sido estipulado por alguém (Crise do choque petrolífero naquela altura);

B) Quando o meu pai ou a minha mãe queriam ir ao banco levantar ou depositar dinheiro. Lá ia o Francisco para a fila. Sim, naquela altura havia filas de horas. Para quem desconhecia, haviam empresas que contratavam empregados para estar nas filas dos bancos;

C) Não havia auto-estradas. Como se ia para a "terra" dos avós nas férias. O pessoal acordava e saía de casa por volta das cinco e meia da manhã. Era um "inferno" passar a zona de Almeirim, Vale de Cavalos, até Santarém. Imaginem quem ia para Bragança ou Vila Real ou até mais longe, tipo Gerês;

D) Nos finais dos anos 80 e 90, começaram a chegar os primeiros da Europa(antiga CE, e actual União Europeia). Logo quem era pobre, começou a "encher-se" à força toda. Nunca tantos Mercedes foram vendidos para a zona do campo, como nas cidades começaram a aparecer os jipes. LOL
Aqui a verdadeira mentalidade do portuga;

E) Nos anos 80 e 90, quem é pagava impostos? Se não fosse a economia paralela (prostituição, ouro, droga) como é que havia dinheiro nos bancos? Pois é!!!!

F) Quem fugia e continua a fugir aos impostos, são aqueles que reclamam do serviços hospitalares, da Segurança Social, etc etc... Conheço vários...
Como são advogados, contabilistas, cabeleireiros, mecânicos, engenheiros, médicos, donos dos cafés e super mercados etc etc... Factura?! O que é isso?

G) Os ditos cursos da Europa, foi para criar empresas para colocar amigos e familiares. Convidavam-se pessoal estudante para ir "brincar" e ganhar umas coroas com cursos que não serviam para nada. Também não era esse o intuito...

H) Desculpem lá Senhores Funcionários Públicos/as, mas não tenho nenhuma pena de V.Ex as.
- Professores: - Cada um tem o que merece. Os professores nos dias de greve, em vez de estarem na escola ou serem menos visíveis. Escolhiam a 5 ou 6ª feira para o dito dia. Claro que depois havia a ponte, ou da visita ao Centro Comercial
Na minha altura, os bons professores eram "corridos", ficava a porcaria devido à dita antiguidade. Amores, as cunhas a falar mais alto...
O vosso vencimento é bem acima do ordenado mínimo para as oito horas de trabalho. melhor 7 e se é que não tem um dia de folga.

- Juízes e Médicos:- Amigos do que se queixam? Tem as melhores regalias deste país. Basta baterem o pé e já está...

- Pessoal de juntas de freguesia, câmaras municipais, etc etc. Entram tarde e saem cedo, logo do que se queixam? Sempre ouvi dizer que para a função pública só se entra com cunha, LOL

- Militares, policia e GNR: - Amigos, vocês servem mesmo para quê?

Claro que existem excepções, muito bons profissionais. Por vezes colocados numa prateleira por não terem a "cor politica" do partido no poder.

Pois é amigos, se eu for despedido. Tenho que voltar para um Call Center, ganhar 2,80 euros à hora. O estado não me dá casa, nem apoios sociais.
Posso ter direito ao fundo de desemprego e por quantos anos? Vejo pessoal mais novo do que eu a receber rendimento mínimo????!!!!
Creio que nasci Português, mas com uma cor mais deslavada. LOL

Num país, onde "nasce" cada vez mais condomínios privados. Só existe uma explicação: Não tem a haver com Status, mas sim com o aumento da criminalidade.

Senhores Políticos, deixem lá a carga dos impostos. Quem não tem dinheiro, deixa de consumir. Quem tem dinheiro, este vai para a Suíça e outros destinos...

Creio que chegou a altura de parar um pouco e ver que a Europa do Norte, já descobriu o quanto andou a "alimentar" tantos parasitas.
Eles também são inteligentes e sabem gastar o seu próprio dinheiro. Não precisam de gajos como nós que fazemos "tudo em cima do joelho"... Fomos "apanhados" na curva...

Sugestão:
Melhorem este sistema de justiça;
Melhorem o Sistema de Educação;
Melhorem o Sistema de Saúde;
Baixem os impostos e criem formas de emprego.

Parece utópico, mas não é... Olhem para uma Holanda, Dinamarca, Suécia, para uma Alemanha

Miguel, a música é dedicada à tua pessoa. Alguma coisa positiva e com nexo neste post :)

2 comentários:

aoc36 disse...

Ah, e falta ai os ciganos que tem ajuda para tudo e mais alguma, ate as multas de transito nao pagam, conheco um caso.

Dou-te rasao, pois quem mais se queixa, ta bem na vida. Eu tenho exemplos no hotel onde trabalho, pois quem anda encostado e a passear pelos corredores queixase mais por reseber fora de horas.

Agora sou eu que vou ter que ir a minha vida, o meu contracto chegou ao fim, enfim mais um!!

Francisco disse...

Amigo aoc36,

Lamento imenso essa situação. Triste é quem quer trabalhar e não poder. Vais ver que irás ter muitos sucessos.

Nunca te esqueças destes ditados da minha avó:
"Quem muda, Deus ajuda"; "Quando te fecharem uma porta, Deus irá abrir-te várias janelas"

Os maiores SUCESSOS para ti :)

Forte Abraço