02 outubro 2011

Sugestões de férias - Mario Gil "Pelos caminhos de Portugal"

A pedido do meu seguidor e comentador aoc36, vou tentar dar algumas sugestões.
Meu amigo, não me leves a mal e não quero que penses que sou pretencioso. Mas, um facto é que já não faço férias em Portugal, já vai para bons anos...

Confesso que de Portugal, só não conheço o Gerês, Bragança, Reguengos de Monsarraz e as noves ilhas dos Açôres.

Nestes últimos 3 anos, quando saio de Lisboa vou em direcção a Seia, porque tenho lá casa de amigos.

Uma vez que vais de transportes públicos, posso te dar mais ou menos uma ideia de preços que poderás gastar...

Posso te recomendar:
- Figueira da Foz, a zona de Buarcos é lindissima;
- Espinho é muito bonito;
- Aveiro está muito desenvolvido;
- Braga é uma cidade quase plana e faz-se bem a pé(eu faço-a);
- Guimarâes, tem muito pouco para ver;
- O Porto é sempre o Porto(O luis V já fez o itenerário... :);
- Viseu tem muito pouco para se ver;
- A Serra da Estrela, precisas de um carro para poderes observar as paisagens e as aldeias tipicas;
- São Pedro do Sul, não se faz nada. Tudo fecha cedo e as Termas são estupidamente caras. Creio que para a asma do teu namorado, uns dias junto à praia ou no campo com euclapitos está perfeito(Também sofro do mesmo mal);
- No Gerês precisas de um carro mesmo;
- Coimbra tem o seu encanto;
- Tomar também é uma cidade muito agradável;
- Peniche, vale a pena,
- Lisboa é sempre Lisboa;
- Évora é muito bonita;

Vamos a preços:
O mais barato é encontrares um hotel Ibis. Duas estrelas, mas muito asseados e muito confortáveis. Um preço bom, para a qualidade do serviço.
A noite no hotel ibis, ronda entre os 40 a 60 euros.
Mais almoços, jantares e gelados...
Não sei quanto dias vais, mas se procurares numa agência de viagens:

Sylvia - Y Viva Espana
Los nuestros hermanos tem preços mais atraentes. Nesta altura do ano, consegues um hotel de 3 estrelas em Tenerife, La Garn Canária, Palma de Maiorca por 300/400 euros por pessoas. Vais de avião, tens hotel e meia-pensão. Pequeno-almoço e jantar.
Com a vantagem que em Novembro, ninguém viaja. Lá o tempo é sempre calor, porque estão em frente a Marrocos. Em Portugal tens de ter sorte com o tempo...

Espero de alguma forma ter ajudado. Pessoal que lê este blogue, vá digam de sua justiça. Se alguém tiver uma casa de férias para arrendar e mais barato que o Ibis e que queiram ajudar o aoc36 e o namorado a terem umas férias agradáveis, façam o favor de se pronunciar...

aoc36, lamentavelmente não te poderei ajudar, porque vivo nas Colinas do Cruzeiro. Arredores de Lisboa e não tem nada para ver.

14 comentários:

aoc36 disse...

Tanks amigo francisco!

A Figueira é a minha terra natal! Eu sei que é linda, mas eu gosto mais da serra da boa viagem e da mega praia.
Coimbra, cidade dos estudantes...
Aveiro? Adora a cidade.
Braga? Sabes mais ou menos como é? Tem sitio bons pare visitar?
Peniche e Évora nao tive la. Quanto a Peniche, sei que é terra do mar, mas sabes mais ou menos que tipo de atraçoes tem?
Porto? Cada vez tou mais desidido ir la.
Lisboa? Que saudades. Um dia ainda vou viver para ai, quem sabe.

Ao ibis? Tive nele quando tive em lisboa (sete rios). Cadeia hoteleira muito boa, pessoal super simpatico, e quartos recentes muito bons. Ibis ja faz parte das pesquisas quando vou de ferias.
a estadia vai ser mais ou menos 3 dias.

Francisco, ja te dise uma vez. tens que fazer um livro.
não sei como fazes este blog, se tens que tar nos teus dias, se tens que tar a fazes algo, etc. Mas ja me fizeste rir, pensar, ficar triste.

Desculpa o desabafo, mas adoro ler este blog. Tenho que ir ate aos primeiros dias do blog, pois so ainda fui ate março deste ano.

Abraços grandes.

VitóriadeGuimaraes disse...

Se não sabes é melhor não falar! Guimaraes é uma das cidades mais culturais e vivas do país com mais actividades e iniciativas! E sim! Tem MUITO para ver (que não apenas o castelo... Tem um castelo sabias?) É Património Mundial! Sabias? Pois... não me parece... Aproveita para te informares um pouco mais, faz uma visita a Guimarães para começar!

Francisco disse...

aoc36,

Obrigado pelas tuas palavras :)

Não me parece que alguma editora tivesse interesse em publicar tanto disparate junto. LOL

Escrevo apenas para desabafar o meu dia a dia. Foi uma das formas que encontrei para poder ultrapassar uma depressão, um grande amor que não foi correspondido...

Braga é muito bonito, e pelos vistos GUIMARÃES também "evolui" muito nestes últimos anos ;)

Abraço Forte

Francisco disse...

Vitória de Guimarães,

Em primeiro lugar quero te agradecer o teu comentário, mas que não precisas de ficar tão ofendido/a, por vários motivos:

A) Ao leres o post, deverias ter reparado que Guimarães não é uma terra onde não coloquei os meus pés, logo sei:

A1) Guimarães tem um castelo super pequeno, em relação à maioria dos castelos nacionais. Ok, foi o berço de Portugal!!!! E....

B2) Tem a cada dos duques de Bragança e??? Nunca fui tão mal atendido ao entrar num museu...

B3) É verdade que os homens de Guimarães são os mais giros do Norte de Portugal, mas quando abrem a boca... Uma grande maioria é mal educada...

Assim, em segundo lugar, a impressão que eu tive da tua magnifica terra não foi a melhor. Posso continuar a não gostar de Guimarães? Ou, serei obrigado a gostar de todas as terras deste país?

Em terceiro lugar, em vez seres agressivo/a, deverias ter colocado no comentário, os locais de interesse, as festas e eventos a decorrer até ao Natal.

Talvez assim, até me pudesses deixar o "bichinho" de querer voltar a Guimarâes e ter outra ideia...

De qualquer forma, agradeço o teu comentário porque assim, eu e mais algumas pessoas ficámos a saber que Guimarâes está em ALTA e que merece ser visitada(turismo nacional)

O meu BEM HAJA PARA TODOS OS HABITANTES DE GUIMARÃES E AS MINHAS DESCULPAS SE OFENDI ALGUÉM. NÃO FOI ESSA A MINHA INTENÇÃO.

Abraço com amizade

Blog Liker disse...

Gostava muito de conhecer o Gerês, mas nunca se concretizou.

Sim, regresso das profundezas. LOL

Um abraço!

Francisco disse...

Olá Blog Liker,

Há quanto tempo??????????????!!!!!!!!!!!!!!! Confesso que tinha saudades tuas, já arranjaste emprego????

Bom, como também não conheço o Gerês, o Pinguim poderia marcar um almoço de blogues no gerês :)
Miguel estás convidado e sentas-te ao meu lado lol :)

Abraço, quero ver o teu canto actualizado SFF

Miguel disse...

LOL cambada de incultos, nunca foram ao Gerês???!! meu deus... é tão lindo e calmo... Adoro fazer canoagem por lá e a comida é muito boa.
Eu desde pequeno até aos meus 19 anos ia todos os anos para o Norte, Vila Real, Gerês, Vila Pouca de Aguiar, fazia caminhadas na mata, ajudava na quinta dos meus avós com os animais... enfim, passava no campo as minhas férias de verão e adorava sentir a liberdade de chegar ao topo dos montes e olhar a toda a volta e ver uma imensidão de campo até perder de vista... e aquele ar, nota-se logo a diferença, é mais puro.
Além disso, há rios e zonas muito bonitas onde a água cava buracos ou "caldeirões" como eu costumava chamar, e onde ia nadar nu, porque estava sozinho... enfim, perfeita comunhão com a natureza... Foi numa cascata algures no Norte, que me apaixonei pela primeira vez por um rapaz... ele era lá da terra e quando me viu nu no rio, despiu-se e veio nadar comigo, e enfim... não fizemos sexo nem nada (eu era inocente ok?) mas abraça-mo-nos e ficamos ambos tesos e envergonhados, e pronto... a minha primeira dúvida que me iria perseguir até aos 18 anos (altura em que conheci o meu primeiro namorado), estava lançada...

Hoje entendo porque os mais velhos dizem: "se eu soubesse o que sei hoje..."
Porque de facto, se eu soubesse o que sei hoje, teria o beijado e quem sabe, muito mais... e meus amigos, ele era LINDO... moreno e com um corpo muito definido para os seus 15 anos, devido aos trabalhos no campo... Aquilo sim, era um Deus Caído do Olimpo... lol XD

Abr

VitoriadeGuimaraes disse...

Oh Miguel, começaste cedo a fazer caminhadas na mata...Se vieres a Guimaraes posso aconselhar-te uma que é razoavelmente bem frequentada! LOL.

Francisco! Obrigado pelo teu BEM HAJA PARA TODOS OS HABITANTES DE GUIMARÃES! Visita o seguinte site antes da tua visita para abrir o apetite: (ainda vou ver em breve aqui no teu blog: Francisco disse: Guimarâes, tem MUITO para ver!!!

http://www.guimaraesturismo.com/

E sim! Modéstia à parte... É verdade que os homens de Guimarães são os mais giros do Norte de Portugal! E não apenas giros!

Um forte Abraço.

Francisco disse...

Miguel,
Bem cedo que começaste nas matas, depois a puta sou eu lol XD :P Pela boca, morre o peixe :P

Abraço

Francisco disse...

Vitória de Guimarães,

Verdade, eu irei para a mata e o Miguel irá ver os museus. Afinal o Santo é ele LOL

Obrigado pela dica ;) Não do site, mas sim da mata. Só falta o nome e itenerário (brincadeira)

Abraço e mais uma vez, obrigado pela tua visita

Miguel disse...

Não ia para as matas quecar... enfim, parvos...

Luís V disse...

Miguel, não ligues... estás na berlinda e isso é super divertido para nós, leitores.

Francisco, eu sou como o Cavaco "Vá para fora cá dentro." e faço-o uma vez por ano, apesar de nos últimos tempos ir também pelo menos uma vez por ano ao estrangeiro, mas ir para fora não é para todos, infelizmente. Mesmo que se conheça já grande parte de Portugal, é tão bom e agradável fazer turismo no país. E ver a boa restauração que temos e ver como nos recebem e tratam (nem sempre bem, é certo). Eu sou daquele tipo de turista que vai lá não só pelas matas, pelos museus, pelos castelos, mas sobretudo pela boa comida e pela boa pinga...

João Roque disse...

Um desafio ao aoc36
visita o meu blog e vê o meu último post; pode ser que gostes.
Abraço para todos (olá Luís).

Francisco disse...

Miguel!!!O menino amuou??????? XD lol

Luis V, gosto muito da nossa comida(para mim é a melhor, de todas as que já provei) :)

Também gosto de um bom vinho tinto, lol :)

Pinguim: Gostei muito do teu post da figueira da foz. Creio que o meu comentário não "segiu", problemas na net. Vou tentar mais tarde :)

Abraço x 3