08 agosto 2013

Gaiola Dourada - Linda De Suza "O Portugues emigrante"

Fui ao El Corte Inglés ver o filme "Gaiola Dourada", e ainda tinha a expectativa que houvesse algumas bichas como havia na "Gayola das Malucas"...

Creio que a Outra Espírito qualquer coisa, poderá ir ver o filme e tirar algumas ideias, para brincar aos fins de semana, para não ser sempre aos pobretanas... Que Chatice!!!!

Agora falando de coisas sérias...

Para além de Ser Giro,que sorriso!!!! O Realizador e actor está de Parabéns...

Eu!!! Eu até que nem gostava da Rita Blanco. Tiro-lhe o chapéu, esteve muito bem...

Do filme, podemos tirar algumas conclusões já sabidas:

- Os portugueses fora do nosso país, são trabalhadores e honestos. Já diziam as nossas avó: "Ninguém é Santo na sua terra..."

- Os Pais abandonaram o seu país, em busca de melhores condições. Com poucas ou nenhuma escolaridade. Quanto mais mais saber falar uma língua estrangeira. Tantos emigrantes que chegaram a Paris(Uma Grande Capital) e que nunca tinham visto o mar...

- No filme, a mãe é porteira de um condomínio de luxo, e como tal teve oportunidade de ter uma casa, apesar de muito pequena. O pai é pedreiro. Quantos pais e quantas mães, viveram em "Bidonville"?! Nos arredores de París...

Os pais que trabalhavam de manhã à noite, para poderem juntar alguns trocos. Dar uma boa vida aos filhos. No filme, é tocante ver os filhos a terem vergonha dos próprios pais... Creio que este cliché é semelhante a qualquer emigrante...

O Realizador conseguiu muito bem,a meu ver, transmitir a imagem do emigrante português e a imagem que os Franceses tem dos Portugueses. Desde os anos 60/70 e passados trinta ou quarenta anos...

Gostei muito... E, adorei a companhia com quem fui... Obrigado M&M

16 comentários:

Anónimo disse...

Eu, pelo contrário, gosto muito do trabalho da Rita Blanco. Vou querer assistir.

(e aqui que ninguém nos ouve, o wc do cinema pode ser TÃO interessante...)

*

João Roque disse...

Como é que tu podias não gostar da Rita Blanco?
Sempre fpoi como actriz e como mulher uma pessoa excepcional.

00:15 disse...

boa!!! quero muito ir ver esse filme:-) despertaste-me mais o interesse

R disse...

Eu já estava com vontade de ver este filme e tu agora aguçaste-me mais o apetite!

Lol

Abraço

Mark disse...

A semana passada fui ao El Corte Inglés ver o 'WWZ Guerra Mundial' e 'Paixão'. Na anterior, vi o 'Imperador'. :)

Por pouco não nos encontrámos. :D

abraço.

Francisco disse...

Santo António

Bom cinema e não só :)

Francisco disse...

João Roque,

Não sei, apenas que não gostava...

Mas, gostei muito de a ver neste papel :)

Francisco disse...

00.15

Irás gostar muito certamente ;)

Francisco disse...

Rúben,

Vais gostar muito ;)

Francisco disse...

Mark

Quase mesmo :)

Grande Abraço :D

jmx disse...

M&M... Lol
São os mesmos M&M do Tivolo? ;D

Francisco disse...

João Máximo,

Nop, são dois amigos meus: O Manuel e o Miguel ;)

Eolo disse...

Também quero muito ver isto e adoro a Rita Blanco.

Francisco disse...

Eolo,

Irás gostar com toda a certeza

m. disse...

ahahah! nem tinha pensado nisso, m&m, agora as saídas eram todas as semanas, não? :D
também gosto do ECI, mas como estive de férias, praticamente nem saí da minha banda.
raramente vejo um filme na primeira semana de estreia. muita gente. este está na lista.
bjs e boa sexta.

Francisco disse...

Margarida,

E, porque não?!

Equipa que ganha, não se mexe ;)

Beijinhos