19 março 2014

Dia do Pai - Madonna "Papa Don't Preach"

Não Pai, não estou grávido nem tão pouco irei casar ou adoptar uma criança. Já existem algumas crianças na família, logo o Nome de Família está salvaguardado e estará no bom caminho, melhor ainda se o Tomáz seguir as pisadas do tio, que todos os anos lhe diz: "Vais ter um novo priminho"...

Recordo-me das vezes que me ajudaste a estudar, das vezes que tiveste paciência para me ensinares a "Tabuada", e hoje confesso que apesar de ainda contar pelos dedos, dá-me tanto jeito :D

Também me recordo que eras considerado o "Melhor Pai" pelos amigos da rua. Porque nunca nos bateste, nem gritaste connosco. Tudo era discutido em casa, nos dias de hoje, como tu dizes: "Só se perderam aquelass que caíram no chão"

Não falo da minha homossexulaidade, porque isso é como colocar a tua masculinidade em causa e é algo que nunca entendeste. Para ti, homossexualidade era igual a peixe. "Mexe, cai na rede". Nunca entendeste que dois homens se podem apaixonar e serem felizes.

Recordo-me de quando fiz 15 anos, e tive a ousadia deixar o cabelo tocar nas orelhas. Para ti foi quase o fim do mundo.

Mais tarde, quando conheceste uma das minhas maiores paixões. Isso mesmo, o Miguel, que tinha vindo de Londres para estudar em Portugal. Deve ter sido dos primeiros rapazes em Lisboa com brinco na orelha. Naquela altura, paneleiro era quem usava brinco na orelha do lado direito. Do lado esquerdo era macho. Ainda me lembro na mesa tu referires: "Colocam um brinco na orelha e saem pela janela", e não se esqueçam que não vivem no RC ou 1º andar...

Ao longo dos anos, nunca quiseste saber com quem eu dormia. Tema Tabu e que originou tantas e tantas discussões. Mas, de facto olhando para trás. Sempre tive as chaves do carro, depósito cheio e algumas moedas na carteira

Não sei, se te davas por "Vencido", mas não "Convencido", de que um dia eu pudesse mudar e apresentar uma gaja como a tal.

À pouco, reconheci nas tuas palavras que poderás estar mais "Convencido". Quando disseste do nada.

Pai: Não entendo este país. Permitem o Casamento entre homens. Depois, só se forem Solteiros é que podem Adoptar?! Dois ordenados não colocam mais roupa no corpo e comida na mesa?!

Feliz Dia do Pai para tod@s vós

24 comentários:

Miguel R disse...

Gostei particularmente do último paragrafo :)

m. disse...

já tinha saudades de ler um texto assim. agora emocionaste-me. :)
feliz dia do pai para ti, Francisco.
bjs.

Lobo disse...

Bonito testemunho Francisco :) Sentido, leve e verdadeiro. Gosto de te ver assim, mais "vulnerável" e "humano" ;)

Feliz dia do pai - embora não ligue a estes dias :(

Francisco disse...

Miguel R,

Nos dias de hoje, digo que o meu pai é um sábio como todos os outros pais :D

Francisco disse...

Margarida,

Essas palavras vindas de ti, só me dá orgulho. No fundo até escrevo umas coisas :D

Beijinhos Grandes

Francisco disse...

Namorado,

Sou um gajo normal :D

Unknown disse...

já não te vi a escrever assim com tanto sentimento!
fiquei tristonho e emocionado :S

politicas deste tipo decidi não falar mais, as crianças acabaram por ficar para ultimo quando isto seria para o bem das mesmas!

Francisco disse...

Anselmo Cardoso,

:D

Obrigado eu pela tua amizade e carinho

Abraços

Ribatejano disse...

Com alguns erros pelo meio (rsrsrs) mas acho que captei a ideia.

Concordo com a Margarida.

João Roque disse...

Bela homenagem ao teu Pai.

neko-chan disse...

Oh! Que giro! O último páragrafo foi bonito.

Francisco disse...

Ribatejano,

Queres te candidatar a fazer a correcção?!

Ainda bem que percebeste a ideia

Cool :D

Francisco disse...

João Roque,

Ele merece, assim como a maioria dos Pais em Portugal. Quer esteja na Terra ou no Céu como uma estrela que olham pelas suas crias :D

Francisco disse...

Necko-chan

:D

Obrigado

Horatius disse...

O meu pai sempre me disse que eu metesse um brinco, lhe atava um tijolo.

Francisco disse...

Horatius,

Pois! :D

E atou?!eheheheheh :P

Mark disse...

Um texto muito emotivo. Parabéns, Francisco. :)

um abraço.

Horatius disse...

Nao arrisquei na história do brinco, Francisco. E por acaso é coisa que nao gosto.

Francisco disse...

Mark,

Obrigado :)

Abraço Mark

Francisco disse...

Horatius,

Existem gajos que ficam muito bem :)

R disse...

Texto emotivo e uma bela homenagem...

A frase do teu pai, também me pareceu divinal...

Francisco disse...

Rúben,

Creio que o meu humor, vem da parte dele lolololol

um coelho disse...

Quase como ao Horatius, o meu pai sempre me disse que se quisesse pôr um brinco, ele próprio me fazia o furo, com um ferro em brasa como se marcavam os cavalos. Auch...

Francisco disse...

Um Coelho

LOLOLOLOLOLOL