09 maio 2013

Dia da Espiga - Jardim da Celeste


Quando era criança, ia com a escola para o campo apanhar flores. Nos dias de hoje, aqui na amadora o preço desse ramo são 2 euros. O que outrora era dia de festa, nos dias de hoje, a troco de umas moedas pode-se levar o dito molho para casa.

Uma mudança muito grande na nossa mentalidade. Tudo pode ser obtido com algumas moedas. É verdade, que o dinheiro sempre e irá sempre dar poder de aquisição. Tens dinheiro, tens tudo entre aspas....

Não me querendo alongar muito neste tema, pois haveria tanto pano para mangas, segundo a minha e a tua avó...

São imensas as variações locais, e que de um modo geral, o ramo de espiga é composto por pés de trigo e de outros cereais, como centeio, cevada ou aveia, de Oliveira, videira, Papoilas, Malmequeres ou outras flores campestres. E a simbologia de cada planta é:


O Trigo representa o Pão;

O Malmequer o Ouro e a Prata;

A Papoila o Amor e vida;

A Oliveira o Azeite e a Paz;

A Videira o Vinho e a Alegria;

E, o Alecrim a Saúde e a Força.

4 comentários:

Anónimo disse...

Feliz Dia da Espiga! ^^
Abraço amigo :)

Francisco disse...

João

Igual para ti :)

Abraço amigo :3

m. disse...

só quando me mudei para lisboa é que soube desta tradição. lá em cima, na minha terra, não há nada disso. bem, antes não havia, agora não sei. não me diz nada e assim passa-me ao lado. todavia, trabalho no campo - tu sabes onde - e em frente existe um pequeno prado. as minhas colegas foram apanhar a espiga à hora do almoço. sempre pouparam.
bjs.

Francisco disse...

Margarida,

Onde viveste tu estes anos todos?!

Beijinhos