19 dezembro 2021

Variante Espiritual

 

E, chegamos ao cruzamento onde temos a Variante Espiritual para o lado Esquerdo e o caminho Central em frente. Como dizem algumas personagens: "Há que sofrer no caminho" para quando se chegar a Santiago de Compostela ter as "pedras do caminho" que são uns doces típicos da Galiza :)  Alguns albergues dão esses doces de chocolate em forma de pedra. 
Davam chuva para estes dias e choveu bem lololol

O Caminho tem a parte espiritual de cada um, a parte Histórica e muita Cultura. Onde se aprende todos os dias algo de novo. 
Para muitos é mais uma Igreja ou um Mosteiro 

Aqui se conta a História do caminho Francês que vai de Paris a Santiago Compostela
O caminho é contado/narrado por desenhos feitos de pequenas pedras como os romanos faziam os moisaicos no chão de suas casas
Deixo uma pequena amostra para o próximo post :) 

10 comentários:

" R y k @ r d o " disse...

Belas fotos. Grato pela partilha.
.
Bom domingo.
.
FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos

Micaela Santos disse...

Está a fazer o caminho de Santiago de Compostela?
Que interessante, um dia quero fazer, ando a pensar nisto ultimamente e agora vejo esta publicação. Deve ser sinal que preciso mesmo de o fazer.

Beijinho

São disse...

Muito interessante, sem dúvida.

Espero que tudo lhe corra bem .

Bom domingo :)

Francisco disse...

Ryk@rdo

Obrigado eu pela visita e comentário

Bom domingo

Boas Festas :)

Francisco disse...

Micaela Santos

Já o comecei em 2019 e parei o ano passado devido ao covid. Voltei este ano, mas de Espanha, já não dá jeito fazer em fins de semana, como eu tinha feito até então. Comecei em Lisboa e são há volta de 26/27 o que significa uma etapa por dia, eu fui a Fátima :)

Dizem que de Lisboa a Santiago o mais indicado é fazer entre 30 a 45 dias seguidos, ora como só tenho 22 dias de férias por ano. Fora de questão

Pode começar no Porto, Barcelos, Ponte de Lima ou Valença, creio que tem de ter mais de 100 kms para lhe darem a Compostela, ou seja, a credicencial em que fez o caminho :)

Beijinhos e bom domingo

Francisco disse...

São

Amén

:)

Obrigado

Bom domingo

Micaela Santos disse...

Eu também só tenho 22 dias férias. Tenho de pensar bem como vou fazer!
Obrigada, beijinho.

Jão disse...

Eu adoro estes relatos. quero fazer o Caminho mas precisava de ter meios para me organziar e conseguir ir até ao fim. Certamente devo fazer por etapas também, mas ainda assim, é um desafio e pêras!

Francisco disse...

Micaela Santos

;)

Disponha sempre, há que organizar bem cada viagem

Beijinhos

Francisco disse...

João

Há que fazer com tempo, para poder saborear melhor

Abreijos