12 julho 2014

Não sei de nada - Diana Ross "Do You Know Where You're Going To"

Cresci numa época onde a Electricidade era um Bem Essencial apenas para manter o frederico (frigorífico) ligado. A televisão era a preto e branco e começava às 18h. Havia apenas dois canais. Quando faltava a electricidade, era uma festa. Íamos todos para a rua, jogar às escondidas, as velas nos parapeitos das escadas, e nos halls de entrada dos prédios, davam aquela magia...

Recordo-me do senhor tocar à porta para pedir para ver a leitura do contador. Quando uma conta não era paga, lá aparecia o senhor com um sorriso a dizer: "Esqueceu-se de pagar a factura de electricidade?!" Vá aos correios efectuar o pagamento, eu passo aqui mais tarde, para confirmar o pagamento. Lá se ia a correr, porque os Valores eram Outros. E, a Honra ainda tinha algum Valor...

Quando tudo corre bem, existe sempre uma mentalidade de querer mudar algo, outros chamam "Concorrência", porque acham que o IVA de 6% é muito. Agora o IVA é de 23% e ninguém se importa.

Enquanto o Mercado da Electricidade "não abriu", os portugueses não descansaram. Assim, lá veio a Endesa e a Iberdrola e mais umas quantas empresas de electricidade. Nos dias de hoje, parecem lojas de chineses. Já não falta tudo, eles já começaram a comprar alguma coisa lolololololololol

Recordo-me da EDP Serviço Universal ter enviado uma carta a informar de todos os comercializadores de electricidade em Portugal. Debrucei-me sobre o assunto e adoro ouvir conversas no metro, nas esplanadas, no autocarro, em qualquer lado.

Adoro as Pessoas falarem do Leilão da Deco, onde no ano passado só concorreu a "Endesa". Quantas Inscrições?! Muitas. Quantos mudaram de facto?! Muito Poucos...

Este ano, o Leilão foi diferente: Ganhou a Galp(Única empresa de electricidade a concurso), no Gás foi a "Goldenenergy"

Vamos esperar pela Resposta da EDP...

Quem não se recorda dos 5% na Electricidade e 10% no Gás?!

Engraçado! É ouvir as pessoas que dizem: "Eu só mudo em 2015. Lá quero saber se eu estou a gastar mais. Isso, é um problema meu e ainda tenho que ir ver a Concorrência..."

O que me rio, a ouvir algumas conversas ao pé de mim... Lembro-me tanto de um ditado da minha avó:

"O que difere, é a cor do Balde, porque a **** é a mesma e com o mesmo cheiro..."

8 comentários:

Horatius disse...

Sobre o segundo paragrafo hoje temos um problema: já não há estações dos CTTs em todas as freguesias, como havia dantes. Na minha terra nunca houve, mas existia na sede de freguesia. Hoje, só na sede de concelho!

Francisco disse...

Horatius,

Desconhecia esse facto :(

Pois

Horatius disse...

É o que dá seres da cidade, Francisco ;)

Francisco disse...

Horatius,

Quanta simpatia ;)

Sou Sub-urbano pois vivo na periferia :P

Abraço

Pérola disse...

Fiquei com saudades daqueles tempos, sem televisão é só rua, bicicleta e nada de horas. A brincadeira e os amigos bastavam.

Nostalgia...

beijinhos

Francisco disse...

Pérola

Que saudades mesmo :D

Beijinhos

Mark disse...

Gosto imenso da música do título na versão da Mariah. :)

um abraço!

Francisco disse...

Mark,

Fica a dica para a música de um próximo post :)

Abraço amigo