30 outubro 2021

Vazio

 

Creio que todos nós já nos sentimos com aquele vazio por termos perdido alguém querido, seja o término de um relacionamento, amizade ou até mesmo um ente querido. Já me tinham dito para não ver ou não estar presente na exumação das ossadas, ou seja, no levantamento dos ossos da minha mãe. 
Por decisão familiar, foi decidido transladar os ossos da minha  mãe para o jazigo de família. Marcou-se o dia e a hora e lá estava eu.

Tinha ficado com a imagem da minha mãe deitada dentro do caixão, com um ar tranquilo, sereno, seria a última vez que a veria, que lhe tocaria, que sentiria o seu cheiro. O meu mundo tinha desabado, ali estava o fim da "leoa" que sempre olhou pelas suas crias. Creio que todos nós temos esse sentimento em relação às nossas mães. 
                                        
Apesar de saber que o corpo desaparece, ficando apenas ossos. Apesar de ter visitado alguns cemitérios, ter ouvido algumas lendas e devaneios de algumas personagens para se imortalizarem. Enfim, uma panóplia de teorias e pancadas que o Ser Humano consegue criar.

Eu sei que quando mudamos de vida, conseguimos reunir toda a nova vida numa caixa de 2 metros quadrados lololololololol Andamos todos empenhados em ter tantos Bens materiais, que no final, resumido: É nada de nada...
Os famosos 7 palmos abaixo da terra, é a distância dos pés até à cintura de um 1,70 lololol ou menos até. Tiram a terra, recolhe-se o linho que envolve o caixão, não desaparece, nada que não é orgânico, não desparece. A terra não chega a tocar no corpo. Terra saturada já ouviram falar?!

Aparecem os ossos das pernas, dos braços, as costelas, uma ou outra vertebra que não foi "comida" pela Cal. Sim, colocam cal por baixo do corpo dentro do caixão. 

Surgem as costelas e depois, o maxilar inferior separado do crânio e do maxilar superior. 

Toda uma vida resumida a nada, não há cérebro, músculos, nervos, apenas ossos que nem dão para encher um saco de supermercado. Não podemos tocar devido às bactérias, são levados dentro de um saco preto para serem lavados e serão entregues ao final de poucos dias. 

Já tinha visto como são feitas as cremações, mas quando toca num ente querido nosso, tudo muda de figurino. É a sensação de que tudo acabou, o Fim do Fim. 
Senti que todas as minhas raízes morreram ou se perderam de vez

A principal razão, para ter vindo para as Flores é que não as preciso de comprar e que para as admirar, basta-me abrir as janelas ou sair à rua . 

8 comentários:

Maria Lucia (Centelha) disse...

Momento difícil esse narrado por você. Tocou-me as fibras. Coloquei-me em seu lugar, apesar de que a dor , cada qual tem a sua forma de senti-la.
Contudo, além do corpo físico, de matéria perecível, há a essência, que muitos chamam de "alma", "espírito", sopro, emanação, ar.... Talvez não lhe sirva de consolo , mas eu te afirmo: Sua mãezinha vive. Em outra dimensão física, mas vive.
Beijinho carinhoso

- R y k @ r d o - disse...

Passando, vendo, lendo, elogiando, e deixando.
.
Votos de um feliz fim de semana.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

Um momento difícil e doloroso mas que nos chama à nossa verdaeira realidade: não somos nada além de pó nesta vida. Eu exumei meu pai para enterrar minha irmã e depois exumei minha irmã para enterrar minha mãe. Lá estão os 3 juntos a me esperar. Se eu for o próximo a ir, não verei os ossos de minha mãe.

Vida que segue ...

Amanhã irei ao Parque da Colina celebrar a memória de meus entes queridos. Nem sei se a data de 02/11 é universalmente dedicada aos mortos. Por aqui o é e eu, preservo este costume.

Beijão

Francisco disse...

Maria Lucia (Centelha)

Obrigado pelo carinho

Abraço com amizade

Francisco disse...

Ryk@rdo

Bom fim de semana :)

Francisco disse...

Paulo Roberto

Dia 1 de Novembro é dia de Todos os Santos da Igreja Católica,

Dia 2 é dia de Finados

Como dia 1 é feriado, as pessoas vão no feriado aos cemitérios

Beijão

Jão disse...

É um relato assustador, mas realista, aquele que narraste. Serve para abrir os olhos, a muito boa gente. Como se diz: "do pó viemos e ao pó voltaremos". Nada tão verdadeiro quanto isso. Talvez a maior de todas as Verdades, que podemos saber desde cedo e que nos pode ajudar a ver/viver a vida de uma perspectiva bem mais "real".

Estou-te grato pelo momento de partilha. Achei-o bem impactante e importante. foste muito corajoso.

Abreijos :3

Francisco disse...

João

Já todos sabemos onde encontrar todos os Iluminados e Imprescindíveis deste Planta

Abreijos