13 abril 2014

Noé - Demis Roussos "Una Paloma Blanca"

Esta tarde fui ao cinema, ver o filme "Noé". Confesso que gosto de filmes que narram factos históricos, bíblicos ou não. Uma vez que já li a Bíblia, custa-me ver um filme que narra uma história que supostamente foi escrita muitos, muitos anos depois por Moisés. Sim, aquele que senhor que foi educado por uma princesa do Egipto, depois subiu às Montanhas e desceu com os 10 Mandamentos, que permitiu a construção de uma Sociedade um pouco mais justa.

Creio que todos nós, sabemos que Noé é conhecido por ter construído a famosa arca com dois animais de cada espécie.

Narra a história, que o avô de Noé: "Matusalém, ouvindo isto, viajou para longe, ao encontro de Enoque e contou-lhe o sucedido e este, ouvindo tudo, lhe respondeu: "O Senhor fará algo de novo na terra, porque na geração de meu pai Jared, alguns dos Anjos do Senhor transgrediram a palavra de Deus e a sua lei, e uniram-se pecaminosamente com as filhas dos homens e tiveram filhos. Estes filhos resultantes desta união foram gigantes, não de acordo com o espírito mas de acordo com a carne. Por isto, Deus destruirá a terra com um grande dilúvio e haverá grande destruição e castigo. E este filho que nasceu de teu filho será salvo, e os seus filhos com ele. E toda a humanidade restante morrerá." (Enoque 106:13-17)(retirado da net)"

De um lado os Judeus dizem: "Os livros de Enoque e esta história não foram aceites pelos Judeus, porque, segundo a sua doutrina, os Anjos não se poderiam misturar com as mulheres comuns. Além disto, Matusalém não poderia ter feito qualquer menção a respeito de Noé a Enoque, pois este já não podia ser encontrado mesmo alguns anos antes do nascimento de Noé, conforme a Bíblia, no capítulo 5 do Livro de Gênesis, versículos 21 a 29. Afirma-se entretanto que a origem deste episódio, estaria na Bíblia, em uma das interpretações para os versículos 1 e 2 do capítulo 6 do livro de Gênesis.(retirado da net)

Do outro, os mulçumanos afirmam: "O Alcorão afirma que Noé (em árabe: نوح,; transl.: Nūḥ) estava sendo inspirado por Deus, semelhante a outros profetas como Abraão, Ismael, Isaac, Jacob, Jesus, Jó, Jonas, Aarão, Salomão, David e Muhammad, e que era um fidedigno mensageiro. (4:163, 26:107)

Ele continuamente e abertamente alertou as pessoas dos tormentos que estavam vindo, porque eles foram iníquos e não obedeceram a Deus por cerca de mil anos (11:25, 29:14, 71:1-5). Noé chamou o povo para servir a Deus, e disse que ninguém, além de Deus poderia salvá-los (23:23), disse que o tempo do dilúvio já havia sido declarado e não poderia ser adiado, desta forma, seu povo deveria retornar a Deus, para que Ele pudesse perdoá-los (7:59-64,

11:26 ).
Os chefes tribais, incrédulos, disseram que Noé certamente estava em um erro evidente, e era somente um mortal como eles. Noé respondeu a esta acusação afirmando que não estava errado, mas que fora o mensageiro do Senhor do Universo e transmitira-lhes as mensagens de Deus. Noé foi enviado como um aviso, para dar às pessoas a chance de se arrependerem para serem perdoados e encontrarem misericórdia (7:59-64,

26:105-110 ).
Deus comandou Noé na construcão de uma arca por Sua inspiração. Como começou a construir o barco, os chefes tribais passavam por ele e o escarneciam. Após a sua conclusão, o navio estava carregado com animais e a família de Noé(11:35-41). As pessoas que negaram a mensagem que Noé retransmitiu foram afogadas (7:64), o filho de Noé também foi uma delas (11:42-48). Este último pormenor não é perceptível em outras fontes e o Alcorão trata-o como uma prova para a sua originalidade. (11:49).

Noé é chamado de "um servo agradecido" (17:3). Entre as sementes de Noé (e Abraão), é colocada a profecia e a escritura (57:26).
(retirado na net)

A história de Noé resumidamente é esta: "Na Bíblia, em Gênesis, é mostrado o arrependimento de Deus em ter criado o homem, devido à maldade que este espalhara na terra. Neste arrependimento, decide fazer um enorme dilúvio, fazendo desaparecer tudo que havia sido criado até então. Porém, decide poupar Noé, por este ter agido bem, e lhe recomenda fazer uma arca de madeira, e abrigar, junto com sua família, um casal de cada espécie existente.

O filme dá a sensação que a família de Noé a única existente no planeta. Onde a continuidade da mesma, é devido ao nascimento de duas netas, e termina o filme. LOLOLOLOL

Se tivesse feito um melhor trabalho de casa poderia ter acrescentado que dos 3 filhos mais conhecidos da Bíblia de Noé(Logo haviam mais).

Sem(filho mais velho), originou o povo Hebreu, Caldeus, Assírios e Sírios(Toda a antiga Fenícia);

Cam (filho do meio), originou Cananeus, Egípcios, Filisteus, Hititas, afinal arranjou mulher e teve filhos lololololololol;

Jafé o mais novo, originou os Gregos, Trácios, Citas.

Quem já foi a Bali, sabe que nos dias de hoje, qualquer jovem de 20 anos, tem no calendário deles 40 o equivalente a 40. O Calendário tem menos meses que o nosso. Logo, não podemos dizer que a Arca tinha tantos animais, como aqueles conhecidos pelos Egípcios, aquando a história foi narrada por Moisés muitos anos depois, muitos mesmo.

Como dizia a minha catequista, temos que nos colocar naquela época, e ver o mundo como eles o viam e sem a percepção do futuro. Nós sabemos o Futuro, eles não...

12 comentários:

Eolo disse...

Talvez o pior filme que eu vi no cinema nos últimos dez anos. Pensei em bater com cabeça contra a cadeira da frente para ficar inconsciente.

Francisco disse...

Eolo,

K biolência :P

Sim, o filme está muito aldrabado

Abraço

João Roque disse...

Basta ter aquele mostrengo do Russel Crowe, para nem pensar em ver...

Anónimo disse...

Pela tua descrição eu que ia no sabado ver o filme, já nem vou pensar duas vezes... ^^

Não sabia que Cristo tinha morrido a 14 de Abril, obrigado pela info! ^^

Abraço :3

Francisco disse...

João Roque,

Eu acho o muito giro ;)

Gostos ;)

Abraço amigo João

Francisco disse...

João,

Dispõe :D

Abraço :3

Mark disse...

Por acaso é um filme que quero ver.

Israel no tempo de Moisés era tudo menos uma sociedade justa. LOL

Lobo disse...

Mas se só salvaram a família de Noé, como é que a humanidade depois "cresceu"? Mãe com filhos e pai com filhas? Tipo consanguinidade? MEDO

(a ignorância é muito atrevida)

Francisco disse...

Mark

De facto a Humanidade só começou a ser melhor depois da 2ª Guerra Mundial...

A parte dos Juízes na Bíblia mostra bem a realidade do Ser Humano

Francisco disse...

Namorado,

No filme, mostra isso. A Bíblia mostra completamente o oposto

um coelho disse...

Estive quase quase para ir ver este filme ontem. Felizmente decidi-me por outro muito melhor, o Grand Budapest Hotel.

Francisco disse...

Um Coelho,

Tenho que ir ver esse :D