13 outubro 2012

Novo Testamento - Andre Rieu "I Will Follow Him"

Já aqui referi que fui educado segundo os Mandamentos da Igreja Apostólica Romana. Confesso que sempre me fez confusão, o porquê de me ter de confessar a um padre. Se, no fundo está em todo o lado. Se ele(Deus) pode me ouvir em pensamentos e se sempre está junto a mim...

Recordo-me sempre de uma grande anedota que me contaram em criança

"Um puto sai a correr de casa, começa a descer a escadas abaixo. A mãe diz-lhe: - Que Deus te acompanhe...

O puto tropeça e cai das escadas a abaixo e diz: - Deus! Tu podes vir comigo, desde que não me empurres..."

Se lermos bem a Bíblia no Novo Testamento. Sempre é mais fácil começar por aqui. O Antigo Testamento é nomes e localidades atrás de nomes e localidades, este é filho deste, neto de beltrano e assim sucessivamente...

Depressa percebemos que Jesus veio alterar o pensamento do Antigo Testamento "Olho por olho, e dente por dente" para um pensamento que é muito mais difícil de acatar. "Se te derem uma chapada, dá a outra face" Novo Testamento

O Deus do Antigo Testamento, é um Deus Mau. Que Pune e Castiga por tudo e por nada. No Novo Testamento, Deus passou a ser um Deus Bom, Misericordioso, que deu o seu Filho para morrer na Cruz, para lavar o Ser Humano dos seus Pecados.

Jesus ficou na história por ter dito:

"Que atire a primeira pedra, quem estiver livre de Pecado..."

Muito forte esta acusação...

Não podemos esquecer que os Evangelhos foram escritos cerca de oitenta anos, depois das sua morte. Aqui começa aquele ditado dito pela minha avó:

"Quem escreve um Conto, acrescenta um ponto..."

Os Cristãos antigos acreditavam que a criação do mundo era equivalente à concepção e que ocorreu a 25 de Março. Dando assim um peso Simbólico ao Nascimento de Jesus nove meses depois, que seria a 25 de Dezembro e que morreu na Páscoa aos 33 anos.

Todos os Evangelhos, dizem que quando Jesus nasceu. Os pastores, guardavam as suas ovelhas, pois esta a altura das ovelhas parirem. Assim, Jesus nasceu em Março e morreu 33 anos mais tarde, na Páscoa Judaica, simbolizando o cordeiro sacrificado para limpar os pecados do homem....

Assim,a noite mais longa do ano e que era uma festa Pagã, depressa foi transformada para um Ritual Cristão. Os Rituais eram naquela altura, equivalem ao Poder Económico dos dias de hoje...

Jesus disse: "Se quiseres ser Perfeito, vai, vende as tuas posses, dá aos pobres e terás tesouros no Céu. Depois segue-me (Mateus19:21)
Em todos os Ensinamentos de Jesus, não existe qualquer referência de proibição a dois homens ou duas mulheres se amarem e viverem juntas.

Se Analisarmos este ensinamento. Podemos ver que Jesus utiliza metáforas de...

A) Vende as tuas posses, significa liberta-te de tudo o que é material. Deus é Amor;

B) Dá aos pobres, significa partilhar o Amor e Alegria com quem tem menos do que tu:

C) Segue-me, apenas significa que o Ser Humano pode pecar, desde que não viva em Pecado constante(este tema dava vários livros)...

Reparem que as pessoas mais felizes e alegres, por vezes são aquelas pessoas que menos tem na vida. Olhem para trás de vós e vejam quantas pessoas estão atrás...

8 comentários:

BlueShell disse...

A Bíblia tem de ser lida e interpretada como metáfora que é.
Concordo contigo em vários pontos mas detenho-me no primeiro. também eu não me confesso a um Padre! Não preciso de "intermediários". E quando oro, "falo com Deus".Dou graças pelo que tenho, peço pelos que sofrem, peço proteção, peço discernimento para decidir no meu quotidiano. Peço perdão, oh, sim...porque erro...porque faço juízos de valor...ou porque...simplesmente NÃo Faço algo que devia ter feito.
Não sou católica.mas não me inibo de frequentar qualquer igreja católica. O meu marido é católico; Eu frequento a Igreja Evangélica Batista.
(Gosto das fotos)hehehheh


Bj
BShell

Anónimo disse...

Encontro sempre motivos para sorrir, de alegria, quando te visito.
Um abraço e bom fds, Francisco.

Francisco disse...

Blue Shell,

Creio que todos os caminhos vão dar a Roma (Deus)... Cada um escolhe a estrada que quer seguir, o Destino Final é comum a todos nós :)

Bjs e um óptimo Sábado

Francisco disse...

Pedro,

Que bom saber que este canto te faz Sorrir :)

Abraço amigo com muita alegria e votos que tenhas um óptimo Sábado

um coelho disse...

Uma vez em psicologia falávamos das pessoas mais felizes que já tínhamos visto, e dei como exemplo pessoas com cancro. Muitas delas, apesar do sofrimento da doença, aprenderam a valorizarem o que têm e cada minuto com os que lhes são queridos é uma dádiva.

Francisco disse...

Um Coelho,

Também aqui partilhei neste canto, No Lar, as pessoas com cancros na cabeça e não só, são as mais felizes porque sabem que irão morrer e querem aproveitar o último momento...

Partilho o mesmo sentimento com o que escreveste :)

Abraço amigo

um coelho disse...

É mesmo, e sabes como eu gosto dos teus posts do lar. ;)

Francisco disse...

Um Coelho

:)

Abraço amigo