12 fevereiro 2023

Gulbenkian "Paz para a Ucrânia"

 

Hoje foi dia de ir à Gulbenkian com sobrinhos ver a exposição de Faraós. Deixou um pouco a desejar, mera opinião minha. Sorry O Lado bom, lembrei-me do meu amigo João que escrevia o blogue Hórus mas que já se encontra extinto 
Recordei-me da famosa Pedra Roseta que permitiu o entendimento dos hieróglifos 
Descobri que o "Orgulho Negro" nasceu no século passado porque os Afro Americanos, acham-se descendentes de Faraós do Egipto. Agora entendo porque uma morte de um Negro nos EUA gerou mais indignação do que a mutilação genital de 433 meninas em Portugal  São mais que os casos da Igreja Católica mencionado pelo Presidente que foi criticado fortemente 
Há Link pra outra amiga e companhia onde andam os Lábios Vermelhos?! Verdade, Mutilação não é o mesmo que  piropo. Ouvir um piropo de um homem é bem pior do que ficar sem os lábios vaginais.
E, eu a pensar que os Gajos, Gajas e os LGBTQI+ de A a Z  teriam mais Interesse num Pensamento Grego de Democracia, alguém pode enviar um email sff?!
Bom domingo 

6 comentários:

Jão disse...

Hoje estive para ir à exposição do Egipto Antigo aqui no Porto, mas quando cheguei à Alfândega, já estava fora de horas daquela sessão e acabei por não aguardar pela seguinte, que decorreria 3 horas depois. mas fiquei com pena e quero ver se ainda consigo ir lá ver.

Anónimo disse...

Interessante como na primeira imagem aparece o faraó Akhenaton, ou Amenófis IV, o único que se fez representar de forma realista, com todos os "defeitos" que o caracterizavam (o seu baixo ventre aumentado e descaído, as suas feições desarmoniosas). Foi uma revolução artística, esta forma de representação fora de todos os cânones que duraram milénios.
Uma revolução tão grande quanto o seu feito de ter destronado o culto a Amon, favorecendo o culto de um deus sol, Aton, daí o seu nome.
Chegou mesmo a escolher uma cidade totalmente nova para lhe servir de "capital", Tell-el-Amarna, que deu nome ao estilo artístico do seu período - o período amarniano.
E parece ter sido um homem muito original, pois fazia-se representar com a família de forma casual, em posições de intimidade com os filhos e mulher, a muito célebre e bela Nefertiti, cujo busto magnífico se pode observar em Berlim; mulher de forte personalidade, crê-se, e que parece ter desempenhado um papel muito preponderante na sociedade do seu tempo, governando o Egipto durante algum tempo após a morte do marido.
Akhenaton foi o pai do muito célebre "Tutankhamon" (que não era filho de Nefertiti), pois é deste último faraó a única tumba quase completa que apareceu até hoje.
Fico encantado por ter dado a conhecer esta civilização às suas sobrinhas. Um bem haja!!
Os jovens necessitam de conhecer o passado, para melhor entenderem o caminho que a humanidade palmilhou e saberem, se tal for possível, evitar os erros cometidos. No entanto, há gente que nunca aprende!
Muitos cumprimentos
Manel

Francisco disse...

João

Pois, pena

Abreijos

Francisco disse...

Manel

Obrigado pela visita e comentário

Abraço

Anónimo disse...

Eu estive numa exposição do Antigo Egipto há um ou dois anos, em Santiago de Compostela. Se calhar é a mesma.

Mark

Francisco disse...

Mark

Bem possível :)

Abraço amigo