16 junho 2014

Viajar - Amy Macdonald "Love Love"

(Recebido por email)

NAMORE UM GAROTO QUE GOSTE DE VIAJAR

Namore um garoto que valorize experiências ao invés de coisas materiais, pulseirinhas de mão ao invés de um Rolex de ouro. Namore um garoto que ridiculariza as palavras “férias”, “all-inclusive“, ou “resort 4 estrelas”. Namore um garoto que viaja porque ele não está obcecado por um único objetivo, mas encorajado e desafiado por muitos outros.
Você poderá encontrá-lo em um aeroporto ou em uma livraria folheando um guia de viagens, embora ele só os leia como mera referência.
Você irá reconhecê-lo, porque quando espiar a tela de computador dele, o papel de parede será uma esplêndida paisagem de colinas, montanhas, ou a bandeira de um país exótico que você nunca ouviu falar. Terá uma quantidade acima do normal de amigos no Facebook e seu mural estará repleto de frases do tipo “I miss-you” em um inglês quebrado por parte dos amigos que ele conheceu ao longo do caminho. Quando ele viaja, faz amizades pra vida inteira em apenas uma hora. E embora o contato com esses amigos seja esporádico, seus laços são intensos e se ele quisesse poderia dar a volta ao mundo no maior estilo couchsurf… pela segunda vez.

Pague uma cerveja a ele. Quando o garoto viajante chega em sua cidade natal, as pessoas raramente ouvem suas histórias. Então o ouça. Permita-lhe pintar um quadro com a visão do mundo que ele tem. Estará tão animado para ser ouvido por alguém que talvez fale rápido demais e perderá alguns detalhes. Delicie-se com o seu entusiasmo ao ouvir os contos e deseje o mesmo para a sua vida.

”Talvez possamos fazer isso um dia juntos…”
Ele vai ficar animado como uma criança quando a edição mais recente da revista National Geographic chegar pelo correio. Então, em um breve momento, ele vai ficar tranquilo e relaxado até terminar a sua análise de cada foto, cada aventura que ele acabara de ler e em sua mente vai visitar cada um dos lugares que acabou de ver. De uma forma sutil vai te perguntar quais são os seus sonhos e qual foi a coisa mais louca que já fez na vida. Relate a ele, e saiba que provavelmente ele ganhará essa disputa. E se por um acaso você ganhar, saiba que ele fará de tudo para tentar te alcançar. E nesta hora então ele irá dizer: “Talvez possamos fazer isso um dia juntos”.

Namore um garoto que fala de lugares distantes e cujas mãos exploraram as relíquias de pedra de civilizações antigas, e cuja mente imaginou aquelas mãos esculpindo e pintando as maravilhas do mundo. E quando ele descreve o lugar, é como se ele estivesse revivendo tudo novamente mas com você ao lado dele. É possível quase ouvir o seu coração acelerado. Você quase sente a adrenalina aumentando a cada momento, passando por sua sinapse, um banquete para os olhos dele adentrando esses pequenos oráculos de experiência que chamamos de pupilas, digerindo rapidamente por suas veias, manifestando-se em seu sistema nervoso, transformando e alterando sua visão de mundo como um trauma reverso e, finalmente, terminando, mas sempre mudando as cores de sua visão.Você também vai querer isso.

Namore um garoto que já viveu um dia fazendo mochilão e com pouca grana, porque ele sabe apreciar os detalhes com menos. Um garoto que viajou e viu a pobreza e jantou com aqueles que vivem na pequena favela sem água corrente, e ainda consegue acolher os estrangeiros com maior hospitalidade que os ricos. E por ele ter visto tudo isso, tem noção de como uma vida sem luxo pode significar uma vida cheia de relacionamentos com amigos e família, ao invés de uma vida repleta de carros extravagantes e egoísmo. Ele experimentou diferentes maneiras de ser, respeita as religiões alternativas e olha para o mundo com os olhos de uma criança de cinco anos, curioso e faminto. O seu pai vai ficar feliz também, porque ele é bom com o dinheiro e sabe bem como fazer um planejamento financeiro com pouco recursos.
Este garoto aprecia o seu lar, o conforto de um edredom, um mexido de arroz e feijão preparado por sua mãe, a conversa fácil de amigos de infância, e a magia imaculada de uma privada com descarga. Embora extremamente independente, ele sabe e aprecia um bom tempo para refletir sobre si mesmo e seus relacionamentos. Apesar de seu desejo de viajar, conhece e valoriza seus laços de casa. Teve e tem a chance de sentir saudades e de sentirem saudades dele. Devido a isso, ele também sabe lidar com despedidas. Ele conhece a incerteza imensa de sair do conforto de casa, dos sofridos “até logo” nos portões de embarque, e ainda assim ele vai sem medo para o desconhecido, porque ele conhece o sentimento de retorno. E que o abraço de reencontro é o melhor tipo de abraço que existe. Ele também sabe que despedidas são apenas um “até logo” prolongado, e que o “olá” estará bem próximo assim que ele conseguir achar o próximo internet café para se conectar.

Não se prenda a este garoto. Deixe-o ir e vá com ele. Se você não viajou, ele vai abrir os seus olhos para um mundo além das notícias e da percepção popular. Ele vai abrir os seus sonhos à possibilidades e à novas realidades. Ele vai acalmar seus nervos quando você estiver prestes a perder um voo ou quando não tiver dinheiro suficiente para o aluguel, porque ele sabe que a jornada é uma aventura. Ele fará piadas dos seus ruídos desagradáveis na sua possível – e inevitável – intoxicação alimentar. Ele fará você rir do desconforto ao mesmo tempo enxugando sua testa com um pano frio e cuidando de você com água da torneira, e fará você se sentir como se estivesse em sua própria casa.

Quando você ver algo lindo, ele vai segurar sua mão em silêncio, deixando que aquele momento único seja gravado em sua memória para sempre, e a fará feliz pelo fato de você estar com ele.
Ele vai viver cada momento com você, porque esta é a forma dele viver a vida e entender que a felicidade não é mais do que uma série de momentos que afastam a neutralidade. Ele também entenderá sua necessidade de viver para si mesma e que você tem a sua própria lista-de-desejos antes de morrer. Compreenda a dele. Entenda que seus objetivos podem diferir em alguns pontos, mas a independência e a confiança é a base de um relacionamento saudável quando é mutuamente respeitada.
Você pode ficar longe dele por um tempo, mas ele sempre vai voltar para casa trazendo uma nova história e uma lembrancinha só porque lembrou de você, como se aquele souvenir fosse feito especialmente para você, e porque sentiu a sua falta. E você sentirá o desejo de fazer o mesmo. Certifique-se de que “independência” está marcada em sua lista-de-desejos. A independência vai manter seu relacionamento sempre novo e excitante, e quando estiverem juntos novamente haverá um vínculo de confiança inquebrável.
Ele vai te pedir em casamento quando você romper com sua zona de conforto. Quer se trate de um medo, como pára-quedismo ou nadar com tubarões, ou sentar ao lado de pessoas fedorentas em um ônibus superlotado. Não vai ser com uma aliança de ouro, mas com uma pulseira ou anel de coco que simbolize uma cultura nativa exótica inspirada pela natureza.

Vocês vão se casar em algum lugar exótico, cercados por um grupo seleto de pessoas, em um momento único para celebrar juntos as aventuras ao desconhecido novamente. Se case com o garoto que viajou e, juntos, farão do mundo inteiro sua casa. Sua lua de mel não será em um hotel luxoso 5 estrelas com jantares chiques em uma praia com bebidas caras, ela será lembrada nas fotografias triunfantes no topo do monte Kilimanjaro e imortalizada na dor muscular gratificante no final de um longo dia de caminhada.
Quando estiverem prontos, terão filhos com nomes dos personagens que conheceram em suas viagens, nomes estranhos de pessoas que conquistaram um lugar especial em seu coração mesmo que por alguns dias. Talvez morem em outro país que não seja sua terra natal, e seus filhos vão aprender línguas e costumes que abrem suas mentes desde pequeninos não deixando espaço para o preconceito. Ele vai apresentar aos seus filhos a vida de Hemingway, a viagem que fizeram a Santiago, e capacitá-los a aproveitar a vida ainda mais do que vocês dois.
Case com um garoto que gosta de viajar e ele vai ensinar seus filhos a beleza de uma única pedra e a história dos Incas, vai lhes ensinar a enxergar todas as possibilidades. Vai lhes explicar que covardia é desperdiçar as oportunidades. Ele vai lhes ensinar como é viver sem medo e como aproveitar todas elas.
E quando vocês envelhecerem vão sentar com seus netos se debruçando sobre álbuns de fotografias e uma caixa cheia de tesouros do mundo, enquanto eles também se imaginam nos lugares que vocês já estiveram, provocados pela beleza do mundo e inspirados por suas aventuras.

Encontre um garoto que goste de viajar, porque VOCÊ merece uma vida de aventuras e possibilidades. Você merece viver levemente e abraçar a simplicidade. Merece ver a vida com um olhar jovial e de braços bem abertos. Porque este é o lugar onde encontrará alegria. E melhor, vocês encontrarão a alegria juntos. E se você não conseguir encontrá-lo, viaje. Vá. Abrace a ideia. Explore o mundo para si mesma, porque a realidade é desenhada e inspirada nos seus mais doces sonhos.

2 comentários:

Homem, Homossexual e Pai disse...

Putz! eu achei um destes e estou namorando! è o namorado perfeito a um sagitariano!
mas apaga este post senão vai chover de gente em cima do meu bofe! rsrsrsrsr

Francisco disse...

Homem, Homossexual e Pai

O teu bofe tem algum irmão, primo ;)

Abraço