16 fevereiro 2020

Eutanásia

Thiago é a favor da Eutanásia e ponto final lolololol Vamos deixar de lado os Valores Judaico- Cristãos, caso contrário tempos de acabar com a Cremação nos cemitérios. Jesus afirmou: Que os corpos voltarão à vida no dia do Juízo Final e logo é necessário o esqueleto...

Esta coisa de levar à letra a Bíblia que nem sequer foi escrita em Inglês e muito menos em Português. E, quem traduz coloca a palavra que lhe apetece. Verdade seja dita, é conforme o que der mais jeito

Thiago teve a oportunidade de ler este texto de um médico chamado Tiago Proença dos Santos e que revela o levianismo que este Governo está a dar à coisa. Estamos a Falar de uma Esquerda e ponto final.

"Eutanásia? Ainda não sei o que pensar...
Sou médico desde 2003. Todos os doentes que vi caminham comigo para o destino inexorável da deterioração física e intelectual que conduz à morte. Apesar dos avanços tecnológicos e científicos das últimas décadas, este é o destino certo de todos os seres humanos.
Nestes anos, e principalmente desde que me dedico à Neuropediatria já diagnostiquei e acompanhei muitos doentes com doenças graves, frequentemente com enorme sofrimento num caminho inevitável para a morte. Uma morte particularmente inesperada e paradoxal já que este não é o desígnio expectável de uma criança.
Já falei com pais que me trazem os filhos nos braços com a esperança de uma cura que não consigo oferecer. Já tive de conviver com o sofrimento de famílias que vêm os seus filhos definhar. Vi miúdos a andar na minha consulta brincando inocentementente na sala de espera enquanto eu comunicava à família o destino sombrio que os levava em meia dúzia de meses a vegetarem numa das camas da enfermaria do meu serviço.
Estes pais e estas crianças deram-me muito mais do que eu alguma vez lhes possa oferecer. Com eles aprendi a ter esperança, a calar o sofrimento, a viver com uma alegria imensa a pequena vitória que é o acordar de cada dia. Estas vidas são diferentes da minha... Provavelmente são diferentes da sua. Ainda hoje não sei onde arranjam energia para continuar, mas o certo é que eles a encontram.
Já houve pais que secretamente sussurraram que preferiam que o sofrimento dos seus filhos acabasse, curiosamente nenhuma criança me disse que queria partir. A maioria tem planos e brinca ao faz de conta como as minhas filhas. Sonham o que querem ser quando forem grandes, mesmo quando no íntimo sabem que nunca vão crescer.
Estes são verdadeiros Peterpans que habitam na minha memória sempre meninos.
Neste percurso já decidi várias vezes limites aos tratamentos da medicina. Já travei processos de medicalização extrema que prolongam artificialmente uma vida que quer descansar. Já participei em reanimações pouco vigorosas que suavizam com calma os desígnios da humanidade. Já declarei mortes cerebrais em corações que ainda batem, permitindo que os órgãos possam fazer renascer outras crianças que estavam a morrer. Já assisti aos útimos suspiros. Já aumentei terapêuticas analgésicas sabendo que nesta escalada os meus doentes podiam esquecer-se de respirar...
Também já tive surpresas. Doentes que parecem condenados, e que de um momento para o outro recuperam e adquirem a ousadia de voltar a sonhar. Às vezes visitam-me na consulta, dão-me um beijo ou um desenho e envergonho-me de ter desejado um dia que o seu sofrimento tivesse terminado anos antes.
Depois de viver tudo isto, poderíamos pensar que tenho uma visão lúcida e clara da eutanásia. Mas sinto exatamente o contrário. Hoje estou mais confuso do que estava nos bancos da faculdade onde poderia achar que a resposta era obvia.
Hoje espanto-me com as certezas fervorosas com que defensores e opositores da eutanásia gritam as suas razões...
Honestamente eu não consigo definir fronteiras. Independentemente de achar que a vida é um bem supremo consagrado na constituição, não concordo com os médicos que se arrogam a deuses e prolongam a vida num exercício de mestria.
Sinto na prática que há momentos em que a vida se extingue e o meu papel é ajudar a que tudo decorra sem lágrimas desnecessárias... Mas não consigo consagrar ou proibir em decretos...
Mas isso sou eu que não percebo nada disto.
Katy e Kosta já esfregam as mãos de contentes, coloquem mais tabaco naquilo que andam a fumar

6 comentários:

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

Sou inteiramente à favor, como aqui não é possível legalmente fiz meu testamento vital onde determmino a proibição de toda e qualquer tentativa de protelar minha vida.

Francisco disse...

Paulo Roberto

Tem muito que se diga em Portugal lolololololol Um país/Povo que permite que haja violência durante o namoro de 90% lololololol Está tudo dito

Jão disse...

Eu sou totalmente a favor. Dói perder alguém que amamos, mas doí ainda mais vê-los em sofrimento. Eu que o diga... Já passei isso por duas vezes e só pedia a Deus que acabasse com aquilo...

Francisco disse...

João

Sim, sei do que falas, tive um vizinho no andar de baixo, pesava à volta de 90 kgs mais coisa menos coisa...

Surgiu um cancro e o homem gritava de manhã à noite com dores, nem a morfina já o aliviava, não morria porque não tinha nenhum orgão vital contaminado...

Morreu com uns 2o kilos mas a filha que só o visitava de 3 em 3 semanas, dizia que o pai iria recuperar porque o pai lhe sorria sempre apesar das dores...

O Egoísmo no Ser Humano é tramado

Beijo amigo

Mark disse...

Pois eu sou totalmente contra, e só aventa argumentos religiosos, como dizes, quem não tem outros.

Primeiro, a vida humana é o bem jurídico mais importante de um ordenamento democrático. O Estado não pode compactuar com atentados à vida. A vida fraca, ainda que o que a separe da morte não seja mais do que um dia, não deixa de ser vida e de nos merecer o mesmo respeito devido à sadia.

Segundo, nenhum médico deve colaborar com atentados à vida, o que vai contra as leges artis que regulam a prática médica.

Terceiro, não deixando de ser, segundo dizem, uma decisão consciente e autónoma de cada um, perdoai-me que vos chame ingénuos. Credes mesmo que uma pessoa que está debilitada fisicamente em razão da idade e da dor, ou da dor, não o está psiquicamente?, e credes mesmo que essa mesma pessoa não é vulnerável a pressões externas que poderão condicionar a sua vontade?

E fico-me por aqui.

Continuação de boa semana.

Francisco disse...

Mark

Felizmente para ti meu amigo que podes sair da cama com forças enquanto que tens pessoas que estão acamadas sem poderem coçar o nariz, porque são tetraplégicos. Ainda bem para ti que podes comer pela boca e não por um tubo através de uma seringa e também poderes respirar pelo nariz e não por um tubo.
Ainda bem para ti que não tens nenhuma doença degenerativa que te destrói todos um dia um pouco e que passas a ser um peso para a tua família....
Ainda bem que não precisas de tomar morfina para aliviares as dores e chega-te um benerom ;)

Para tão Católico Religioso e Homem de Direito que és, estás muito fundamentalista para um tema onde te ficava melhor um pouco de humildade e compreensão por aquele que sofre...
Abraço amigo