24 junho 2014

ZOO Tristezas - Amália Rodrigues "Uma casa portuguesa"

De facto, este país tem mesmo gente burra como população. Meu Santo Pai. Como é possível?!

Vinha no metro, quando repente toca um telemóvel. O homem começa aos berros literalmente, a mulher tira o telemóvel da mão do marido. E, grita mais alto: Parem de me ligar. Eu estou à espera do Leilão da Deco. Entendem?! Eu não quero nada convosco. Vocês são uns ladrões/Bandidos.

Fiquei com pena, da pessoa que estaria do outro lado. Uma pessoas faz o seu trabalho, e do outro lado só ouve gente Burra, Estúpida que nem uma porta. Porque, quando a chamada foi desligada. Todos opinaram acerca, do "Mundo da Electricidade". Tantas opiniões e nenhuma correcta. Como pode haver tanta gente ignorante só numa carruagem do metro?!

Vamos aos factos?!

Até 2006, só havia uma Empresa de Electricidade em Portugal EDP(que foi uma união de várias empresas ao longo dos anos).

Como é típico do portuga. Enquanto não estraga, não descansa. O preço era controlado pelo Estado. Logo mais baixo. Enquanto não entrou a concorrência, não houve descanso. Claro que a Concorrência funciona em Portugal. Por isso é que os Café, vem o preço do café ao mesmo preço. As telecomunicações e as Gasolineiras, são a prova disso mesmo. Basta andar no/a autoestrada :)

O Mercado Livre, está composto por não sei quantas empresas. Basta entrar no site da ERSE, ou falar com o vizinho ou na taberna mesmo(Nada típico do portuga, o que é bom para a vizinha, é bom para nós)

As pessoas trocavam entre si, as palavras do KVA(quilovates). Uma roubalheira. Que o Estado é um país Ladrão. Que a Electricidade deveria ser mais barata. Porque é um produto de 1ª Necessidade.

O IVA é de 23%,. Logo a Electricidade é taxada como um produto de LUXO. Mas, ninguém falou no IVA...

A Taxa do Audiovisual é um IMPOSTO do Estado, e tem IVA de 6%. Imposto sobre Imposto. Ninguém referiu isso...Será que já reparam que este imposto também é cobrado nas facturas de Condomínio!? Todos temos televisão ou LCD nas escadas do prédio?!

E, para quem ainda não reparou. O aumento no preço do quilovate, foram apenas 8%.

São cêntimos, mas foram só 8%. O que é isso para nós?!

Como cá em casa, as facturas são pagas apenas por mim. E, já reparam na factura da água?! Eu por meia dúzia de metros3 pago uns míseros 20 euros, todos os meses. É taxa disto, daquilo, taxa para tudo e mais alguma coisa...

Mas, estes pensamentos?!... Não enchem um Marquês de Pombal. Porque falamos mal, mas depois comportamos-nos como se fossemos todos ricos. Caso para dizer: O único pobre que eu conheço: "Sou eu mesmo..."

E, vivo eu na Capital. Ok! Nos Arredores, porque as Rendas são mais baixas. O dinheiro não chega para tudo...

Tristeza, quando os pais dão o telemóvel aos filhos, para estes atenderem as chamadas. Depois, começam aos berros, com o assistente a dizer: "Este telemóvel, pertence a uma criança..."

10 comentários:

m. disse...

as pessoas são malcriadas, ignorantes e têm a mania que pensam que poupam uns tostões humilhando os outros.
é um facto que apanhei muitos vendedores maus, mas o desprezo é a melhor arma. não digo o que me aconselhaste, cheques, lista negra, etc, porque, para mal dos meus pecados, ligam-me no horário de trabalho e nem essa peta quero que oiçam aqui. limito-me, com uma voz muito séria, a exigir que não quero a chamada gravada e repito isso até eles desligarem com uma boa-tarde seca. não sou malcriada, mas é uma boa estratégia para me deixarem em paz.
bjs.

Dentro da Bolha disse...

no minimo é constrangedor escutar essas coisas mesmo nem conhecendo as pessoas que estão aos berros.

dentrodabolh.blogspot.com

Pérola disse...

Esta vida de ser português.

Tens boas crónicas sobre a temática.

Identifico-me em tantas coisas.

beijinhos

Francisco disse...

Margarida,

Cada um tem a sua estratégia para sair das bases de dados. :D

Beijinhos Grandes

Ao dizeres o que pensas assertivamente, ninguém leva a mal. Podes crer :D

Francisco disse...

Dentro da Bolha

Há pessoas que adoram dar "espectáculo" na rua :(

Francisco disse...

Pérola,

São muitas horas ao telefone no Call Center, já fazemos o retrato, com o olá, bom dia do outro lado ;)

Beijinhos Grandes

Lilá(s) disse...

É o país que temos e infelizmente a tendência é para piorar...a educação anda muito por baixo.
Bjs

Francisco disse...

Lilá(s)

De facto a Educação neste país está em vias de extinção, como muitos animais no Zoo

Beijinhos

Ribatejano disse...

Deu-me vontade de rir ao ler esta publicação. Fez-me lembrar o recibo do meu ordenado, só este mês devem ter sido seis ou sete descontos e sobretaxas.

PS: Caso não saibas a taxa de audiovisual pode ser retirada (contadores em terrenos agrícolas não pagam, já que pés de milho não vêem televisão), pois tem a ver com o consumo anual. É claro que como deves viver num condomínio de luxo não deves ter direito a isso. lol

Francisco disse...

Ribatejano,

A taxa pode ser retida, desde que o Contador não gaste mais de 400 quilovates por ano. Aí tens a isenção. Quer seja contador agrícola, de obras ou mesmo residencial ;)